powered by

Škoda mostra o seu lado lunar com o Luniaq

A Xtend Design deu a conhecer o novo rover lunar Luniaq, inspirado no SUV elétrico da Škoda. Um protótipo que aponta a outros mundos, porventura mais sombrios.

Os fabricantes de automóveis parecem andar com a cabeça na lua. Depois do Lunar Cruiser, projeto da Toyota previsto para participar em missões da agência espacial japonesa, a partir de 2038, eis que também a Škoda decide desenvolver um rover lunar inspirado no Enyaq.

Movido a baterias, este modelo experimental será capaz de transportar até quatro astronautas na superfície da Lua e será construído sobre a plataforma MMSEV (Multi-Mission Space Exploration Vehicle) da NASA, arquitetura amplamente utilizada no desenvolvimento de outros protótipos para exploração espacial.

Check-up Media Škoda Luniaq 2
Check-up Media Škoda Luniaq 3

Não é um Luniaq qualquer. Dispõe de superfícies vidradas de grandes dimensões que permitem observar tudo a um ângulo de 180˚. Segundo palavras de Tomas Rousek, criativo dos estúdios da Xtend Design, “estas enormes janelas não são de vidro, mas em alumínio transparente, que é mais resistente aos micrometeoritos”, diz.

“A estrutura é, depois, reforçada com camadas de polietileno para proteção adicional contra radiação, havendo uma janela frontal inferior que permite que os motoristas vejam a superfície da Lua diretamente na frente do veículo”, acrescenta o responsável pelo projeto lunar.

Para circular na superfície da Lua, o protótipo estará equipado com seis rodas e tecnologia Michelin Tweel de pneus radiais sem ar numa única unidade.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
MF Pinto Import. export peças, S.A.MGMliquimoly_300x150_mkroftoolsSoc. Coercial C. SantosChampion Lubricants

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Pneus

Pneus