powered by

Primeiro ecrã dividido do mundo para motociclos? A Bosch já o tem

Equipa de engenheiros do fabricante alemão em Braga é responsável pelo desenvolvimento da eletrónica e da componente HMI (interface homem/máquina) desta solução inovadora.

Um ecrã dividido programável de forma livre, que exibe, simultaneamente, informações do veículo e conteúdos de uma aplicação para smartphone já não é algo exclusivo dos automóveis premium. O novo cluster de conectividade integrada da Bosch disponibiliza este recurso para motociclos na forma de um display TFT de 10.25”.

Além disso, a solução de integração de smartphone mySPIN traz o conteúdo do telefone conectado para o visor do motociclo. Uma pesquisa representativa realizada pela Bosch junto de 2.600 motociclistas concluiu que oito em cada 10 acolheriam bem esta funcionalidade.

“Os nossos clusters em conjunto com a mySPIN oferecem uma nova experiência de condução, com mais segurança e conforto para os motociclistas. Para nós, este é o próximo passo em termos de conectividade para os motociclos”, afirma Geoff Liersch, presidente da unidade Two-Wheeler & Powersports da Bosch.

O novo display TFT de 10.25” é lançado este ano numa estreia para motos da BMW. As novas dimensões do ecrã mostram todas as informações relevantes em simultâneo sem distrair o piloto. Os utilizadores decidem sobre o conteúdo que desejam ver no ecrã e toda a informação a poder ser controlada pelo condutor.

Previous
Next

O conteúdo de uma app de smartphone, por exemplo, é adaptado, automaticamente, através do mySPIN para mostrar informações relevantes de acordo com o tamanho do visor do motociclo. O ecrã dividido continua a mostrar indicadores importantes, como a velocidade e outros avisos.

A Bosch desenvolveu a solução de integração de smartphone mySPIN para tornar o uso do conteúdo do smartphone mais seguro e confortável. Disponível no segmento dos motociclos desportivos desde 2018 – o que inclui, por exemplo, os chamados veículos todo-o-terreno ou embarcações pessoais – nos veículos da BRP, o mySPIN será a partir de agora, pela primeira vez, introduzido no segmento dos motociclos. A Ducati irá apresentá-lo em conjunto com o também novo ecrã de conectividade de 6.5” da Bosch sem a opção de ecrã dividido.

O piloto tem acesso a uma diversificada oferta de serviços através de várias aplicações específicas para motocicletas. Com parceiros como a REVER para fazer o download, rastrear e partilhar rotas fascinantes com uma comunidade de pilotos interessados, a Genius Maps e a Sygic para encontrar o caminho para um hotel ou para o restaurante mais próximo, e a Dash Radio para se poder usufruir de uma rádio digital premium gratuita, a mySPIN oferece uma experiência de condução melhorada. O portefólio de aplicações será continuamente expandido numa base global.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Atualidade

Repintura