powered by

MAHLE impulsiona atividades na área da sustentabilidade

Empresa alcança marco importante na área da sustentabilidade com a validação das metas climáticas para 2030 por parte da Science Based Targets Initiative.
Check-up Media MAHLE sustainability

O Grupo MAHLE continuou a sua caminhada “com sucesso” nas atividades de sustentabilidade em 2023. A empresa obteve progressos “particularmente significativos na redução das suas emissões de CO2”, avança, em comunicado.  Uma estratégia que permitiu “uma maior utilização de eletricidade renovável na produção”, assegura a empresa.

“A MAHLE alcançou outro marco com a validação das suas metas climáticas para 2030 por parte da Science Based Targets Initiative (SBTi). Além disso, implementou um método validado externamente para calcular o impacto ambiental dos seus produtos”, explica.

Método este que permite que o desenvolvimento de produtos em benefício dos seus clientes se torne, significativamente, mais sustentável. O grupo também avançou na segurança do trabalho ao reduzir a frequência de acidentes nas suas fábricas.

Objetivos ambientais

“Estamos no caminho certo com os nossos objetivos de sustentabilidade”, garante Georg Dietz, membro do Conselho de Administração do grupo e responsável pela sustentabilidade, gestão ambiental e segurança ocupacional.

“O pensamento e a ação sustentáveis ​​incluem todas as áreas de atividade do nosso grupo. Nesse sentido, ancoramos firmemente metas de sustentabilidade mensuráveis ​​na nossa estratégia do Grupo MAHLE 2030+”, acrescenta o responsável.

Face a 2019, a MAHLE reduziu as suas emissões provenientes da combustão de combustíveis fósseis (Escopo 1) e da importação de eletricidade adquirida (Escopo 2) em 43%.

Check-up Media sustainability

O que coloca o grupo tecnológico no caminho certo para atingir o seu objetivo intermédio: reduzir estas emissões em 49% até 2030. A MAHLE pretende tornar-se neutra em termos de CO2 até 2040, de acordo com os objetivos estabelecidos no Acordo de Paris.

Em comparação com 2022, a MAHLE aumentou o uso de eletricidade renovável em 10%. “Tal foi conseguido principalmente através do aumento da utilização de energia solar – por exemplo, numa nova instalação na fábrica em Izmir (Turquia). Além disso, a MAHLE aproveitou a energia solar térmica, como na unidade da MAHLE em Gurgaon, na Índia, para operar um sistema de aquecimento de água”, esclarece a empresa.

Prioridade máxima

A MAHLE reduziu as emissões na área da cadeia de fornecimento e uso de produtos (Escopo 3) em 9%. Para 2030, a meta de redução para esta área é de 28% dos níveis de 2019. Em termos de segurança ocupacional, a MAHLE deu ainda um grande passo em direção ao seu objetivo de reduzir a taxa de acidentes para 2,3 por milhão de horas de trabalho até 2030.

Esta medição leva em consideração todos os acidentes que resultam na perda de, pelo menos, um dia de trabalho. Em 2023, a taxa caiu de 3,0 para 2,8. “Este é um desenvolvimento muito bom. Não fazemos concessões quando se trata de proteger os nossos colaboradores no local de trabalho. A segurança ocupacional é uma prioridade máxima da MAHLE”, afirma Kathrin Apel, responsável global de Sustentabilidade, Saúde, Segurança Ocupacional e Gestão Ambiental da MAHLE.

Em 2023, mais 20 fábricas da MAHLE foram certificadas de acordo com a norma ISO 45001. O que eleva para 123 o número de locais certificados. A norma ISO 45001 consiste em requisitos para gestão de saúde e segurança ocupacional, a fim de minimizar o risco de danos à saúde e acidentes no local de trabalho.

No ano em análise, a MAHLE também ajustou as suas metas para a promoção de mulheres a posições de liderança como parte da sua estratégia de grupo. Até 2030, o grupo pretende aumentar a proporção de mulheres em todo o mundo dos atuais 8 para 13% no primeiro nível de gestão e dos atuais 11 para 18% na segunda gestão.

O recém-lançado Relatório de Sustentabilidade MAHLE 2023 fornece insights sobre o progresso atual das iniciativas de sustentabilidade da empresa e foi elaborado segundo os padrões da Global Reporting Initiative (GRI).

Mais sobre a MAHLE aqui.

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Internacional

Repintura