powered by

MAHLE e Grupo Merpeças dão dicas práticas sobre ar condicionado

Parceria entre a MAHLE e o Grupo Merpeças revela como substituir o compressor e realizar uma lavagem ao sistema de ar condicionado.

O ar condicionado, essencial em termos de segurança e conforto, deve ser revisto uma vez por ano ou a cada 15 mil km. E deve ser alvo de manutenção a cada dois anos. O serviço inclui verificação visual de todos os componentes, testes de funcionamento e desempenho, troca do filtro de habitáculo, desinfeção do evaporador (se necessário), revisão do ar condicionado, substituição do agente refrigerante, verificação de vazamentos e troca do filtro secador.

O compressor de ar condicionado é, geralmente, acionado pelo motor do veículo, por intermédio de uma correia trapezoidal dentada ou polia em “V”. É o compressor que comprime e movimenta o agente refrigerante no sistema. Existem diferentes formatos de compressores de ar condicionado.

A substituição do compressor de ar condicionado exige a lavagem do sistema completo de ar condicionado e a troca dos materiais sujeitos a desgaste e os que não podem ser lavados.

Antes de se instalar um novo compressor de ar condicionado, é necessário verificar sempre a quantidade de óleo e a viscosidade conforme as especificações do fabricante, completando se necessário. As dicas práticas sobre ar condicionado resultam de uma parceria entre a MAHLE e o Grupo Merpeças (empresas Merpeças e Silvapeças).

Análise de falhas

Modo de funcionamento

O agente refrigerante em estado gasoso, que provém do evaporador, é aspirado e comprimido em baixa temperatura e baixa pressão pelo compressor. A seguir, é conduzido, em estado gasoso com alta temperatura e alta pressão, até ao condensador.

Indícios de pane

É possível identificar defeitos ou panes no compressor pelos seguintes sintomas: vazamentos; surgimento de ruído; pouca ou nenhuma potência de refrigeração; código de erro na unidade de controlo do ar condicionado ou no equipamento de controlo central ou do motor.

Uma pane pode ser causada por diferentes motivos

Danos no mancal devido a defeitos no tensor ou desgaste; problemas de vedação no eixo ou casco do compressor; danos mecânicos no casco do compressor; contacto (conexões elétricas); válvula de regulação elétrica; falta de óleo de refrigeração; falta de agente refrigerante; matéria sólida (impurezas); humidade (corrosão, entre outros); defeitos em elementos tensores e sistemas auxiliares.

Identificação de falhas

Teste de funcionamento e medição de pressão do sistema: quando o compressor de ar condicionado é ligado,
o conector está firme e há tensão elétrica no aparelho? Verificar válvula de regulação elétrica ou controlo; verificar se a correia de acionamento está corretamente posicionada, tensionada e sem danos.

Verificação visual de vazamentos; verificar se a tubulação do agente refrigerante está firmemente instalada; comparar pressões das áreas de alta e baixa pressão; fazer leitura da memória de erros.

A lavagem do sistema de ar condicionado é dos procedimentos mais importantes durante uma reparação ou em caso de danos no compressor, pois assegura que impurezas e substâncias prejudiciais sejam removidas do circuito de climatização.

A lavagem é necessária quando são efetuadas reparações profissionais, a fim de evitar novos arranjos que podem sair caros. Além disso, também assegura que sejam mantidos os direitos de garantia junto aos fornecedores e garante a satisfação do cliente.

Existem dois métodos para lavagem de sistemas de ar condicionado: Método A (lavagem com agente refrigerante e estação de manutenção); Método B (lavagem com líquido de lavagem e secagem com nitrogénio.

No entanto, os compressores, as válvulas de expansão e regulação e os filtros secadores ou acumuladores não podem ser lavados. Por isso, é preciso fazer uma derivação (bypass) dos seus circuitos, utilizando adaptadores durante o processo de lavagem. Após a conclusão da lavagem, é preciso substituir essas válvulas e filtros.

Substituição do compressor

Lavagem correta

A substituição do compressor de ar condicionado exige a lavagem do sistema completo de ar condicionado e a substituição dos materiais sujeitos a desgaste e os que não podem ser lavados.

Óleos de refrigeração

Antes de se instalar um novo compressor de ar condicionado, é preciso verificar sempre a quantidade de óleo e a viscosidade conforme
as especificações do fabricante, completando se necessário.

Além disso, o compressor precisa de ser esvaziado e reabastecido com a quantidade recomendada pelo fabricante. Durante a montagem, devem ser substituídos os anéis de vedação (o-rings).

Peneiras do filtro do compressor

Conforme o caso, instalar a peneira de filtragem no tubo de sucção no compressor antes da montagem.

Abastecimento do sistema de ar condicionado com agente refrigerante

É obrigatório seguir as instruções de enchimento. Observar as especificações do fabricante: tempo de vácuo; quantidade de enchimento de agente refrigerante.

• O agente refrigerante só deve ser abastecido usando a estação de manutenção de ar condicionado, pela conexão lateral de alta pressão, a fim de evitar o impacto direto do agente refrigerante sobre o compressor.

• Para isso, só deve ser utilizado o agente refrigerante correto, seguindo a quantidade e as especificações indicadas pelo fabricante do veículo.

• Regular a distribuição do ar para a posição “bocais centrais” e abrir todos os bocais centrais.

• Colocar o botão do ventilador de ar fresco no nível médio.

• Alterar o seletor de temperatura para a potência máxima de refrigeração.

• Dar partida no motor (sem ligar o ar condicionado) e deixá-lo funcionar, pelo menos, dois minutos ininterruptamente em ponto morto.

• Ligar o ar condicionado e deixá-lo funcionar em ponto morto durante cerca de 10 segundos. Desligar o ar condicionado durante 10 segundos. Repetir o processo, no mínimo, cinco vezes.

• Realizar um teste do sistema.

Líquido para deteção de vazamentos

Encher com líquido para deteção de vazamentos. Os danos no compressor também podem ser causados por falta de agente refrigerante. Por isso, recomenda-se fazer sempre a manutenção periódica do ar condicionado e, se necessário, adicionar um líquido de contraste no sistema (por exemplo, Warranty Line da Brain Bee).

Isto pode ser efetuado através de vários métodos. Não esquecer de documentar o uso do líquido de contraste no veículo. Assim, evita-se a adição de líquido de contraste em excesso, o que, em casos extremos, pode provocar danos no compressor.

No Meétodo A (lavagem com agente refrigerante e estação de manutenção), todos os equipamentos de manutenção de sistemas de climatização MAHLE ArcticPRO proporcionam, com a sua função integrada de lavagem, um padrão rápido e económico de lavagem de ar condicionado utilizando os agentes refrigerantes R134a (ArcticPRO ACX 380) e R1234yf (ArcticPRO ACX 480).

Para isso, deve utilizar-se um equipamento externo de lavagem e peças de um jogo de adaptadores de lavagem, que podem ser adquiridos separadamente. Ao acionar a função no aparelho, o sistema de ar condicionado é enchido e lavado com agente refrigerante em estado líquido sob alta pressão, que, depois, é novamente extraído por aspiração. Esse ciclo deve ser executado três vezes para se obter a máxima eficácia na lavagem.

No Método B (lavagem com líquido de lavagem), além da lavagem do sistema de ar condicionado com agente refrigerante, também existe a possibilidade de lavá-lo com um produto líquido especial para lavagem (junto com ar comprimido) e secá-lo com nitrogénio.

Apenas essa combinação gera um bom resultado, já que o líquido de lavagem é necessário para a limpeza química, enquanto o nitrogénio serve para limpar restos de líquido de lavagem e para a secagem. Durante a secagem com nitrogénio, os tubos de conexão e componentes do sistema são soprados um a um com nitrogénio. É preciso estar-se atento para que a pressão máxima de sopragem não ultrapasse 12 bar.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
WRX WolfLusilectraliquimoly_300x150_mMF Pinto Import. export peças, S.A.MerpeçasChampion Lubricants

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Internacional

Em estrada