powered by

IVECO BUS entregou cinco autocarros híbridos à TUS

Com as cinco unidades Urbanway Hybrid, de 12 metros, a Transports Urbans de Sabadell (TUS) passa a contar com 28 veículos híbridos, ou seja, 43% do total da sua frota.

A Transports Urbans de Sabadell (TUS) conta com a IVECO BUS para levar a cabo uma renovação sustentável da sua frota de autocarros. Com a aquisição de cinco unidades Urbanway Hybrid, de 12 metros, que se juntam a outras três unidades recentemente adquiridas, a frota da TUS passa a contar com 28 veículos híbridos de baixas emissões, ou seja, 43% do seu parque circulante.

Além disso, as novas aquisições à IVECO BUS permitirão que cinco dos veículos mais antigos e mais poluentes sejam retirados da frota, reduzindo a idade média desta de 11,6 para 9,5 anos. Os Urbanway Hybrid de 12 metros e piso rebaixado, entregues à TUS, foram configurados com 25 lugares e oferecem os melhores níveis de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida.

“Para a IVECO BUS, o compromisso para com o meio ambiente é fundamental. Por isso, é com orgulho que fazemos parte da descarbonização dos transportes de passageiros e ajudamos a melhorar a qualidade de vida em cidades como Sabadell. A nossa ampla gama de veículos oferece soluções sustentáveis e eficientes que se adaptam às necessidades de qualquer cliente”

Alejandro Martínez
Diretor Comercial da IVECO BUS Espanha

Dispõem de dois compartimentos reservados a cadeiras de rodas, quatro lugares reservados a pessoas com mobilidade reduzida virados no sentido da marcha (com os respetivos botões de pedido de paragem) e rampa de acesso para cadeiras de rodas, com operação elétrica e manual. 

A tecnologia híbrida em série da IVECO BUS anuncia uma condução mais silenciosa, mais limpa e mais económica, reduzindo, significativamente, os consumos de combustível, as emissões de CO2, o ruído e os custos de utilização. O trabalho do motorista é simplificado pela fácil operação do sistema de condução eficiente “Eco-driving”, graças à alavanca do retardador elétrico.

Previous
Next

A propulsão provém, diretamente, do motor elétrico, proporcionando uma aceleração imediata desde o arranque, um incremento suave da velocidade e uma entrega constante de potência para velocidades comerciais eficientes. Para além disso, a função “Arrive & Go” permite uma propulsão 100% elétrica, desativando, automaticamente, o motor térmico para circular sem ruído nem emissões junto às paragens de autocarros.

Os Urbanway Hybrid fornecidos à TUS contam com um motor Diesel Tector 7 Euro VI, com 210 kW/286 cv de potência e 1.000 Nm de binário, o qual gera eletricidade para o motor elétrico de 175 kW de potência e 2.134 Nm de binário máximo.

Sabia que…

a IVECO BUS emprega cerca de 5.000 pessoas nas duas fábricas de Annonay (França) e Vysoké Myto (República Checa)? E que ambas conquistaram a medalha de bronze em 2013 na sequência das auditorias WCM (World Class Manufacturing), metodologia internacional de avaliação de processos de produção?

O sistema de recuperação de energia gerada durante as fases de desaceleração e travagem acumula a eletricidade gerada em ultracondensadores EDLC, com uma potência máxima de 200 kW (0,82 kWh) e uma tensão de 500-700 VDC.

A gama Urbanway oferece aos operadores e aos organismos públicos uma solução de transporte urbano atrativa e amiga do ambiente, para cada tipo de missão urbana. Estão disponíveis três comprimentos – chassis curto (10,5 m), chassis standard (12 m) e chassis articulado (18 m) – e três sistemas de propulsão: GNC, Euro VI HI-SCR e Full Hybrid.

Concebido, especificamente, para transportes públicos, o Urbanway é anunciado como uma ferramenta eficaz para as modernas áreas urbanas. Mais do que um veículo, é uma proposta, segundo a IVECO BUS, feita à medida da integração no contexto da mobilidade multimodal. O Urbanway caracteriza- se pelo seu elevado nível de conforto para condutor e passageiros, pela sua rentabilidade, configuração interior versátil e sistemas de propulsão sustentáveis.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Tempanalise_banner_865x175

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Atualidade

Internacional