“Com inovações e tecnologias para um futuro mais limpo”. Foi este o mote da Hengst Filtration, que esteve presente na FILTECH, deste ano, a feira líder da indústria de filtração, que decorreu em Colónia (12 a 14 de novembro, Pavilhão, Stand K13), sob o tema Filtering Forward.
“As nossas soluções de filtração são projetadas para tornar os sistemas mais eficientes e sustentáveis, ao mesmo tempo que protegem as pessoas e o nosso planeta. Isto está totalmente alinhado com a nossa visão corporativa de purificar o planeta”, afirmou Ulrich Eich, vice-presidente da unidade de negócios “Filtração para a Indústria e Ambiente” da Hengst.
“Estamos confiantes de que podemos consegui-lo com materiais sustentáveis, designs de produtos bem pensados e processos de produção inovadores. Esses aspetos essenciais das nossas soluções de filtração foram combinados com o nosso tema da feira, Filtering Forward”, salientou o responsável.
“A Hengst Filtration desenvolve produtos de elevada qualidade para oferecer aos seus clientes soluções de filtração eficientes e sob medida. Com pressões diferenciais mais baixas em elementos e sistemas filtrantes, os custos de energia podem ser reduzidos. Matérias-primas alternativas, como plásticos de base biológica, reduzem a pegada de CO2 dos produtos. Sustentabilidade através de processos de produção e designs de produtos inteligentes”, acrescenta.
Eliminar adesivos
Os filtros de água Grünbeck são um exemplo de filtros mais sustentáveis devido aos processos de produção inteligentes. “Aqui, a Hengst utiliza a experiência dos seus filtros Energetic patenteados na indústria automóvel para soldar o meio filtrante e as tampas diretamente entre si, eliminando, assim, a necessidade de adesivos”, explica a empresa.
Outro exemplo é o conceito de filtro substituível para aspiradores da BSH Hausgeräte GmbH, no qual a cassete de filtro de plástico é projetada como um componente de vida útil de elevada qualidade.
“Apenas o filtro plano, incluindo a vedação, é substituído se necessário, o que reduz, consideravelmente, a quantidade de resíduos. O material reciclado que economiza recursos é usado como material de base para a estrutura e a embalagem também é certificada pelo FSC”, reforça.
Produtos inovadores
“Na FILTECH, a Hengst Filtration também apresentou as suas linhas de produtos mais inovadoras, como o filtro de habitáculo eletrificado Blue.ion ou as soluções de filtração para células de combustível”, revela
“Entre eles esteve, por exemplo, o kit tecnológico Blue.netic para filtração de ar catódico, que garante o desempenho das células de combustível. O sistema modular pode ser adaptado a diferentes requisitos de desempenho e protege contra contaminação para produzir hidrogénio de elevada qualidade de forma confiável”, destaca ainda a empresa.
E reforça: “O Blue.ion, por outro lado, é um filtro de habitáculo que utiliza as duas tecnologias de ionização e polarização para alcançar um desempenho de filtração consistentemente elevado e com eficiência energética. Isto proporciona a melhor proteção possível aos ocupantes do veículo contra poluentes, ao mesmo tempo que requer pouca energia e pouco espaço de instalação no veículo”.
Soluções personalizadas
Cada aplicação tem os seus próprios desafios, que podem ser resolvidos com os filtros certos e o conhecimento adequado. “Na FILTECH, a Hengst Filtration forneceu insights sobre a sua ampla experiência em aplicações para os requisitos mais exigentes em ambientes internos ou aplicações industriais”, afirma.
“A variante de filtro de bolso com eficiência energética da série MultiSack G e o filtro compacto de elevada temperatura MultiTherm Faden estarão em exibição”, continua.
Este último é caracterizado por uma queda de pressão inicial e profundidade de instalação muito baixas. Além de elementos filtrantes, a Hengst também oferece separadores de névoa de óleo inovadores e eficientes, sistemas coletores de pó e sistemas de admissão de ar.
Mais sobre a Hengst Filtration aqui.