A Fersa está e exibir, no IAA Transportation, em Hanover, a solução Fuel Efficient Generation 3, a mais recente evolução da sua tecnologia de baixo atrito para veículos pesados.
“A Geração 3 baseia-se no desenvolvimento contínuo da tecnologia Fuel Efficient da Fersa, lançada, inicialmente, para reduzir as perdas por atrito na roda e melhorar a eficiência do veículo”, adianta, em comunicado.
“A nova geração leva o conceito mais longe, combinando os avanços na lubrificação, revestimentos, materiais, ‘arquitetura de jaula’ e design do cubo da roda”, explica.
Segundo diz, “O resultado traduz-se numa melhoria adicional de 10% na redução do atrito em comparação com a Geração 2, atingindo uma melhoria de 65% em relação à solução básica, mantendo a durabilidade e a fiabilidade necessárias para aplicações de serviço pesado”.
Novo passo tecnológico
A tecnologia Fuel Efficient evoluiu, progressivamente, ao longo de três gerações. A primeira geração foi lançada em 2024 e focou-se na redução do atrito interno através de geometria de precisão, materiais avançados, lubrificação e soluções de vedação.

“O seu desempenho foi, posteriormente, validado através de extensos testes em condições reais em diferentes veículos e ambientes operacionais”, revela a Fersa.
“A Geração 2 introduziu uma otimização adicional da geometria do rolamento, da lubrificação e da vedação, respondendo aos requisitos de eficiência cada vez mais exigentes dos fabricantes de veículos”, pode ler-se no mesmo documento.
“Com a Geração 3, a Fersa expande esta abordagem com um foco mais amplo na tribologia e na eficiência ao nível do sistema. Entre os principais desenvolvimentos, estão os revestimentos avançados em elementos rolantes, distribuição otimizada de lubrificante, ‘arquitetura de jaula’ redesenhada, materiais de alta resistência e otimização do cubo da roda. Estas melhorias visam minimizar ainda mais as perdas de energia no sistema da roda”, diz.
Futuras aplicações “pesadas”
“Com a Geração 3, damos mais um passo na evolução da tecnologia de eficiência de combustível. Estamos a combinar desenvolvimentos em lubrificação, superfícies, materiais e design de componentes para continuar a reduzir o atrito, mantendo o desempenho exigido em aplicações de serviço pesado”, sublinha Sergio Santo Domingo, diretor de Engenharia da Fersa.

A Geração 3 foi desenvolvida utilizando as capacidades internas de engenharia da Fersa, incluindo simulação, fabrico e testes em laboratório. A empresa pode reproduzir internamente os ciclos de teste VECTO para rolamentos de roda, enquanto a certificação externa por uma terceira parte aprovada permanece como uma etapa subsequente do processo de validação.
“Após a sua apresentação no IAA Transportation, a Fersa irá concentrar, inicialmente, a introdução da Geração 3 em projetos de desenvolvimento com OEM de veículos pesados, adaptando a tecnologia a arquiteturas de viaturas e requisitos técnicos específicos”, avança.
“A eficiência do veículo depende, cada vez mais, da otimização de cada sistema e de cada componente”, afirma Markus Schneider, responsável global de OEM Automóvel da Fersa. E vai mais longe: “A Geração 3 oferece-nos uma nova plataforma tecnológica que podemos desenvolver em conjunto com os fabricantes de veículos, de acordo com os requisitos das suas aplicações futuras”.
A Geração 3 com eficiência de combustível reforça o investimento contínuo da Fersa no desenvolvimento de soluções de roda mais eficientes e representa a etapa mais recente no roteiro tecnológico de eficiência de combustível da empresa.
Mais sobre a Fersa aqui.

