powered by

Garrett impulsiona eletrificação com recursos eletrónicos internos

Compromisso com capacitação interna para proteger propriedade intelectual elimina barreiras associadas à terceirização. A Garrett explica porquê.

“Quando a Garrett apresentou o primeiro veículo de passageiros E-Turbo da indústria, a inovação não significou apenas uma evolução na tecnologia de motores elétricos. Serviu, também, como uma prova poderosa da decisão estratégica da empresa de cultivar as suas capacidades de eletrificação internamente”, adianta o comunicado.

“O inovador E-Turbo da Garrett aloja um motor elétrico de 6 kW diretamente no eixo do turbo, capaz de girar o rotor a surpreendentes (mais de 180.000 rpm) totalmente independente da energia de escape tradicionalmente responsável por acionar a turbina”, refere.

“Este nível de controlo é possível graças à eletrónica de potência proprietária, desenvolvida internamente, que liga e desliga a um ritmo rápido de 30.000 vezes por segundo”, explica a empresa.

“À medida que preparamos o caminho para uma era de veículos com emissões ultrabaixas e zero, concentramo-nos no desenvolvimento de inversores, compressores, sistemas de refrigeração eletrónicos e motores elétricos – tudo dentro da nossa experiência interna”, afirma Andrew Love, gestor de eletrificação da Garrett.

“O nosso compromisso com a capacitação interna visa proteger a propriedade intelectual e, ao mesmo tempo, eliminar as barreiras transacionais normalmente associadas à terceirização”, diz.

Uma equipa global alimenta o E-Turbo e as inovações de emissões zero da Garrett. “O premiado E-Turbo da empresa é apenas um exemplo da estratégia da Garrett para montar uma equipa interna dedicada de especialistas globais especializados em eletrónica de potência, motores elétricos e engenharia de controlo”, sublinha o responsável da empresa.

Atualmente, esta equipa interdisciplinar conta com mais de 80 especialistas em França, EUA, República Checa e China. Colaborando em laboratórios de testes de última geração, trabalhando em conjunto com fabricantes de automóveis para desenvolver soluções eletrificadas para sistemas em vários níveis de tensão, incluindo 48V, 400V e 800V.

“Com um portefólio crescente de produtos diferenciados com emissão zero, como o E-Turbo e o E-Compressor, o Compressor de Célula de Combustível de hidrogénio e o recentemente anunciado sistema E-Powertrain e E-Cooling ‘3 em 1’, ajudamos a tornar os veículos eletrificados significativamente mais práticos e eficientes”, diz.

Check-up Media Garrett power electronics 2

A equipa de eletrónica de potência da Garrett orquestra os sistemas que canalizam a eletricidade da bateria para o motor elétrico e outros componentes, com o software de controlo atuando como centro de comando.

“Em apenas quatro anos, fizemos a transição de inversores volumosos para soluções elegantes e compactas, capazes de alimentar motores elétricos a quase 200.000 rpm e até 600 amperes, modulando 30.000 vezes por segundo”, explica Andrew Love.

“A nossa herança aeroespacial deu-nos uma vantagem em eletrónica de potência, mas foi o nosso profundo conhecimento automóvel que realmente nos permitiu trazer inovações pioneiras, como o E-Turbo, ao mercado”, garante.

O rápido ritmo de desenvolvimento da empresa deverá acelerar ainda mais. Os avanços nas embalagens de semicondutores e na ciência dos materiais estão preparados para elevar os níveis de eficiência eletrónica para impressionantes 98%. Esta tendência de compactação alinha-se perfeitamente com a herança de desenvolvimento de turbocompressores da Garrett, que tem alcançado continuamente maior densidade de potência em pacotes cada vez menores.

“No domínio da eletrónica de potência, o nosso foco continua na otimização da eficiência e, ao mesmo tempo, na redução do tamanho da embalagem, expandindo, assim, as opções de design para os fabricantes”, esclarece Andrew Love.

A mudança estratégica da Garrett rumo à eletrificação interna é transformacional, oferecendo não apenas melhorias à sua atual linha de turbos, como, também, posicionando a sua tecnologia diretamente na vanguarda da próxima geração de veículos híbridos, de célula de combustível e elétricos a bateria.

“A nossa capacidade de aliar conhecimento proprietário a processos industriais robustos e fabrico em massa acrescenta uma agilidade incrível às nossas operações. É esta mistura única que nos permite acelerar os ciclos de desenvolvimento, garantindo que permanecemos na vanguarda da eletrificação automóvel”, acrescenta o responsável.

Com uma combinação de experiência global e operações ágeis, a Garrett “não está apenas a adaptar-se à evolução da eletrificação – está a liderá-la”, conclui a empresa, em comunicado.

Mais sobre a Garrett aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas