powered by

FORVIA HELLA: há 125 anos nascia um “simples” fabricante de lâmpadas

No dia 11 de junho de 1899, era fundada a "Westfälische Metall-Industrie Aktien-Gesellschaft". Era o início da ascensão do colosso tecnológico.
Check-up Media FORVIA HELLA history

A FORVIA HELLA comemorou, ontem, o seu 125.° aniversário. A empresa foi fundada na cidade de Lippstadt (Alemanha), na Vestefália, como fabricante especializado de lâmpadas, lanternas e buzinas para carruagens, bicicletas e para os primeiros automóveis.

Muito mudou com o tempo. Hoje, a FORVIA HELLA é um fornecedor automóvel global com cerca de 37.500 colaboradores em mais de 125 localidades de todo o mundo, tendo gerado vendas de oito mil milhões de euros, pela primeira vez, no ano passado.

“125 anos de FORVIA HELLA é algo de que podemos estar muito orgulhosos. Estamos muito gratos a todos os colaboradores atuais e antigos por nos permitirem celebrar este marco na história da nossa empresa”, começa por afirmar Bernard Schäferbarthold, CEO da FORVIA HELLA.

“Todos eles desempenharam um papel fundamental no apoio, formação e desenvolvimento da empresa. Ao mesmo tempo, o aniversário é uma obrigação para o futuro e uma motivação para permanecermos na vanguarda da mobilidade nos próximos anos e moldá-la a partir de uma posição de liderança”, sublinha o responsável.

Fundação da empresa

Mas recuemos a 1899, ano da fundação e do início da ascensão da empresa industrial. “Foi a 11 de junho de 1899 que a empresária Sally Windmüller registou a Westfälische Metall-Industrie Aktien-Gesellschaft (WMI), no registo comercial do tribunal distrital de Lippstadt.

Check-up Media FORVIA HELLA history 2

Passaram-se pouco mais de 10 anos desde que Gottlieb Daimler e Karl Benz realizaram os seus primeiros testes com uma carruagem e um automóvel motorizados. Embora as raízes da WMI remontem há alguns anos, a história oficial da empresa começou nesse dia 11 de junho – exatamente há 125 anos”, recorda a empresa.

“Duas coisas sempre caracterizaram a FORVIA HELLA”, afirma o CEO da empresa, Bernard Schäferbarthold. “Em primeiro lugar, a nossa força inovadora é o fio condutor que liga o WMI do passado à empresa de hoje”, enfatiza.

“Em segundo lugar, estamos, constantemente, a adaptar-nos às mudanças no nosso ambiente industrial. O que sempre nos tornou fortes e só desta forma conseguimos tornar-nos no que somos hoje: um fornecedor líder em tecnologia de iluminação automóvel e eletrónica”, reforça o responsável.

Acender a lâmpada

“Em 1908, apenas nove anos após a fundação oficial da WMI, era lançada a primeira inovação de produto notável no mercado. A lâmpada de acetileno ‘System Hella’ foi incluída no catálogo de vendas – marca que também foi incluída no nome oficial da empresa cerca de 80 anos depois”, revela o comunicado.

“A lâmpada de acetileno desenvolvida pela WMI não era apenas muito superior às velas ou lanternas de parafina em uso na época em termos de intensidade e alcance de luz. Acima de tudo, representa o início de um desenvolvimento que começou com lâmpadas e lanternas e atingiu os últimos marcos com o sistema de faróis digitais HD (SSL) e o FlatLight (μMX), por exemplo”, pode ler-se no mesmo documento.

Check-up Media HELLA sustainable headlamp parts
Negócios eletrónicos

A FORVIA HELLA cresceu com a tecnologia de iluminação, mas a empresa também atua no ramo da eletrónica há quase 60 anos. “A entrada da FORVIA HELLA na área de eletrónica ocorreu obviamente na área da iluminação, quando a produção de uma unidade de ‘pisca-pisca’ totalmente elétrica começou na fábrica de Hamm (Alemanha) em 1965”, revela.

“A FORVIA HELLA foi dos primeiros fornecedores automóveis a aventurar-se na era da eletrónica. Desde o início, a gama de produtos também incluía interruptores elétricos, bem como fichas e tomadas para reboques. Hoje, a FORVIA HELLA gera vendas de mais de três mil milhões de euros no negócio da eletrónica e é líder em muitos produtos para condução autónoma e mobilidade elétrica”, assegura a empresa.

Fornecedor tecnológico

O rumo para o futuro foi definido a 31 de janeiro de 2022. A 14 de agosto de 2021, a FORVIA (anteriormente: Faurecia) anunciou a aquisição de uma participação maioritária na FORVIA HELLA, tendo sido a transação finalizada seis meses depois.

“Como empresa legalmente independente, a FORVIA HELLA tornou-se parte do Grupo FORVIA, o sétimo maior fornecedor mundial de tecnologias para automóveis, com mais de 150 mil colaboradores em todo o mundo”, conta a empresa.

“Graças à cooperação dentro do Grupo FORVIA, somos, significativamente, maiores, mais amplamente posicionados e expostos a menos riscos. Podemos melhorar os nossos processos porque aprendemos uns com os outros e podemos agir em conjunto com mais força no mercado”, diz Bernard Schäferbarthold.

“Isto dá-nos ainda mais oportunidades para o futuro como FORVIA HELLA. Com a FORVIA como novo acionista maioritário e parceiro forte ao nosso lado, abrimos um novo capítulo na nossa história de longa data e sucesso da empresa”, conclui.

Mais sobre a FORVIA HELLA aqui.

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Internacional