A BorgWarner, especialista global de produtos no fornecimento de soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis, garantiu um contrato para fornecer o seu sistema eFan de alta tensão para uso numa importante série de veículos pesados e médios, bem como modelos elétricos com bateria de serviço (BEV) na América do Norte.
“O contrato marca a maior vitória nos negócios eFan da BorgWarner na América do Norte, com início de produção previsto para o quarto trimestre de 2027”, avança a empresa, em comunicado.
“O sistema eFan, da BorgWarner, é composto por três componentes, incluindo um ventilador, um motor elétrico e um inversor de alta tensão integrado, tendo capacidade para atingir até 10 kW de potência e 40 Nm de binário”, adianta.
“Com opções para segmentos de baixa e alta potência, o sistema foi projetado para acomodar uma ampla faixa de temperaturas operacionais que vão de -40°C a 80°C. O design modular do sistema permite que os clientes dimensionem os componentes do eFan para dar resposta aos seus requisitos e padrões específicos”, explica a empresa.
E reforça: “Além disso, o sistema eFan, da BorgWarner, oferece o melhor desempenho de ruído, vibração e aspereza (NVH) da sua categoria. A geometria do ventilador é otimizada para oferecer desempenho total em velocidades inferiores a 3.000 rpm. O que reduz o ruído geral, especialmente em cenários sensíveis de veículos, como carregamento de bateria”.
Reduzir emissões
“À medida que a indústria continua a focar-se, fortemente, na redução de emissões, a necessidade de componentes eletrónicos de potência de elevado desempenho é essencial”, afirma Volker Weng, vice-presidente da BorgWarner Inc., presidente e diretor-geral de Turbos e Tecnologias Térmicas.
“O nosso sofisticado e eficiente sistema eFan tem escalabilidade para dar resposta às necessidades específicas do cliente, com uma ampla faixa de tensão e refrigeração líquida para fiabilidade de longo prazo”, frisa.
“Estou orgulhoso da nossa equipa pelo facto de aumentar o nosso relacionamento com este OEM global, conquistando este negócio e fornecendo mais uma solução que permite um futuro mais sustentável”, acrescenta o responsável.
O sistema eFan suporta faixas de tensão de 550 V a 850 V, garantindo compatibilidade com uma ampla variedade de sistemas elétricos de veículos comerciais de alta tensão.
“Uma característica fundamental da tecnologia é que o motor elétrico e a eletrónica de potência dentro do eFan são arrefecidos a líquido para serem compactos e robustos, promovendo fiabilidade na operação de longo prazo”, esclarece a BorgWarner, no mesmo documento.
O portefólio eFan, da BorgWarner, oferece soluções que vão ao encontro das necessidades de uma variedade de diferentes aplicações de veículos comerciais pesados, incluindo BEV e veículos elétricos com célula de combustível.
“Para aplicações no segmento de alta potência, os seus sistemas eFan são capazes de atingir até 40 kW e 160 Nm. Os clientes também podem personalizar interfaces e conectores, bem como optar por usar peças específicas do sistema, como inversores externos ou integrados e ventiladores abertos ou em anel”, conclui.
Mais sobre a BorgWarner aqui.