A ZF Commercial Vehicles Solutions (CVS) foi reconhecida pelo seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, depois de ganhar dois prémios importantes no Springer Nature Group e no Arthur D. Little Sustainability Award in Automotive 2024.
“O acionamento central elétrico de próxima geração da ZF, CeTrax 2 dual, recebeu o reconhecimento pelo seu grau de engenheria ao permitir a mobilidade elétrica para veículos comerciais, enquanto a fábrica da ZF Bielefeld, na Alemanha, foi distinguida pelas práticas inovadoras de remanufatura.”, avança a empresa, em comunicado.
O prémio de sustentabilidade no setor automóvel, organizado em conjunto pela editora Springer Nature Group e por especialistas em sustentabilidade e do setor da consultoria internacional Arthur D. Little, reconhece exemplos notáveis de contribuições sustentáveis na mobilidade.
“Os prémios sublinham o nosso firme compromisso com a sustentabilidade ambiental”, afirma Winfried Gründler, vice-presidente de Tecnologia de Transmissão da Divisão de Soluções para Veículos Comerciais da ZF.
“Ao integrar práticas inovadoras e sustentáveis nos nossos processos industriais, seja na remanufatura de componentes usados, seja no desenvolvimento de novas soluções de mobilidade elétrica, mostramos como a responsabilidade ambiental combinada com a inovação tecnológica pode contribuir, substancialmente, para a conservação de recursos e a eficiência energética”, sublinha o responsável.
A fábrica de Bielefeld é especializada em refabricar módulos de grupos motopropulsores para fabricantes de veículos e para o mercado de reposição global de acordo com os padrões “cradle-to-cradle”.
A fábrica recondiciona embraiagens de transmissão ou conversores de binário usados, permitindo a sua reinstalação em veículos. Em média, as embraiagens são substituídas a cada dois ou três anos, mas os processos de recondicionamento da ZF em Bielefeld economizam até 90% de peças e energia, ajudando a conservar recursos e, ao mesmo tempo, reduzindo os requisitos de energia e as emissões de CO2 no processo de produção.
Emissões zero
O CeTrax 2 dual é a variante de serviço pesado da série de acionamento elétrico central de próxima geração da ZF. “Foi projetado para caber no espaço onde a transmissão estaria localizada num veículo convencional, permitindo que os fabricantes ofereçam trens de força ICE e elétricos numa única plataforma de veículo”, explica a ZF.
Apresentando dois inversores integrados de carboneto de silício (SiC) de 800 Volt, o CeTrax 2 dual é capaz de fornecer 380 kW de potência contínua e 24.700 Nm de binário máximo de saída para veículos de até 44 toneladas.
“A sua transmissão de três velocidades com dois atuadores eletrónicos não só otimiza a eficiência, como, também, proporciona uma aceleração suave e um funcionamento silencioso com zero emissões”, conclui a empresa.
Mais sobre a ZF aqui.