A Valeo continua a estabelecer-se como uma empresa altamente inovadora, formando parcerias com os seus clientes para transformar a mobilidade. A empresa está determinada em proteger as suas inovações e é uma das empresas francesas que registou o maior número de patentes em todos os setores em 2023.
No relatório do Instituto Europeu de Patentes (EPO) de 19 de março de 2024, a Valeo ficou em primeiro lugar em França (33.° no geral) em termos de patentes na Europa em 2023, pelo segundo ano consecutivo, com 564 registos.
A Valeo também figura no pódio dos requerentes de patentes em França no relatório do Institut National de la Propriété Intellectuelle (INPI) de 25 de abril de 2024, com 681 pedidos de patentes prioritários depositados em 2023, ou seja, 40% dos seus pedidos prioritários depositados em 2023 em todo o mundo (1.666 no total).
Parceiro de mobilidade
Além disso, a Valeo é classificada como o requerente de patente francês número um em todo o mundo, pelo segundo ano consecutivo, no relatório de dezembro de 2023 do INPI. “A Valeo é o parceiro tecnológico de referência para os players de mobilidade e as suas inovações são protegidas por um portefólio de mais de 33 mil direitos de propriedade intelectual em todo o mundo. Em 2023, as inovações da Valeo permitiram-lhe registar um nível recorde de encomendas dos seus clientes”, avança a empresa, em comunicado.
Christophe Périllat, CEO da Valeo, explica que, “na Valeo, os nossos mais de 20 mil engenheiros em todo o mundo trabalham todos os dias para desenvolver software, componentes e equipamentos que tornem a mobilidade mais segura, mais respeitadora do ambiente e acessível a todos. Hoje, somos o parceiro tecnológico de referência para os nossos clientes, que confiam em nós para lhes fornecer soluções inovadoras e adaptadas às suas necessidades”, afirma.
E continua: “Numa altura em que o nosso setor está a passar por uma grande transformação, mantemos o nosso esforço de investimento para garantir que continuamos a ter as tecnologias certas, no momento certo, para satisfazer as necessidades do mercado e apoiar os nossos clientes na sua transformação”.
Pedidos variados
Os pedidos de patente do grupo em 2023 protegem as suas inovações em equipamentos e componentes, bem como software. As tecnologias do grupo centram-se em quatro pilares: condução autónoma, eletrificação, iluminação e vida a bordo, com pedidos de patentes nomeadamente nas seguintes áreas: “Sistemas para monitorizar o habitáculo e a atenção do condutor; LiDAR de nova geração; transmissões elétricas de alta tensão (eAxle); carregadores de baixa frequência; sistemas e módulos de refrigeração de bomba de calor e bateria; fontes de luz com formatos adaptáveis”, adianta.
Os pedidos de patente da Valeo também protegem inovações que contribuem para os seus compromissos de redução de CO2, com aplicações relacionadas com materiais de base biológica e consumo otimizado, tais como soluções “just in light” que utilizam Inteligência Artificial para adaptar a intensidade da luz ao ambiente do veículo e, assim, limitar o consumo elétrico.
Mais sobre a Valeo aqui.