A nova identidade corporativa da Mewa tem vindo a ganhar visibilidade. E muito já aconteceu desde a apresentação do novo logótipo, em julho deste ano. Também nesta mudança, a Mewa coloca o foco na sustentabilidade.
“O nosso logótipo sempre foi reflexo da nossa identidade, como um negócio familiar orientado para o valor tradicionalmente inovador. O novo logótipo representa a conexão de tradição e inovação: a caligrafia é moderna, clara e precisa. E o florescer representa os valores da nossa atividade: pureza e higiene, ambiente e sustentabilidade”, revela a multinacional alemã.
O novo lettering da Mewa relembra fios cruzados, já que as letras “M” e “W” seguem fios de tecelagem imaginários no seu alinhamento, criando, deste modo, a ligação aos têxteis que tornaram a empresa grande e que ainda hoje a caracterizam.
Com o objetivo de tornar a nova imagem de marca rapidamente visível ao público, a Mewa tomou logo duas medidas. Em julho, lançou 18 novos websites em simultâneo para os 21 países europeus onde opera (alguns falam o mesmo idioma) e realizou o redesign da Mewa Arena do 1. FSV Mainz 05, clube que disputa a Bundesliga.
Nesta mudança de identidade corporativa, a sustentabilidade foi prioridade para a Mewa. Nesse sentido, foram fabricados os primeiros 30 milhões de panos de limpeza com o novo design, no âmbito da produção normal de 100 milhões de panos por ano.
Os panos serão, gradualmente, substituídos de forma a poupar recursos, já que no conceito textilsharing – utilização em conjunto sem ter posse – cada pano de limpeza pode ser usado repetidamente e lavado pela Mewa até 50 vezes.
O design moderno e inovador da nova imagem da Mewa foi, recorde-se, desenvolvido em colaboração com a agência de Munique Martin et Karczinski, tendo sido criado com base na identidade da multinacional alemã e orientado para o futuro.
Nos últimos anos, o Grupo Mewa, o terceiro maior prestador de serviços têxteis da Europa, tem crescido muito a nível internacional através da conquista de clientes e do aumento das quotas de mercado.
Como pioneira na economia circular e na reutilização de têxteis para fábricas e oficinas, a empresa germânica desenvolve a sua atividade através do conceito textilsharing – partilha de têxteis – rumo a uma maior visibilidade da marca.
O logótipo da Mewa – a flor – representa pureza e higiene, mas, também, ambiente e sustentabilidade, simbolizando desenvolvimento, crescimento e inovação. Com o objetivo de incrementar este potencial, a imagem da marca foi revista e formalmente reduzida ao essencial.
A nova flor aparece nobre e poderosa, visando tornar-se num símbolo para o crescimento consciente. O novo lettering da Mewa relembra fios cruzados, já que as letras “M” e “W” seguem fios de tecelagem imaginários no seu alinhamento, criando, assim, a ligação aos têxteis que tornaram a empresa grande e que ainda hoje a caracterizam.
A multinacional alemã também disse adeus às maiúsculas, tendo escolhido uma tipografia mista. As letras maiúsculas deviam-se às siglas do nome que o fundador, Hermann Gebauer, deu à empresa em 1908: MEchanische Weberei Altstadt.
Mais sobre a Mewa aqui.