powered by

ZF alerta para a verificação dos travões nos veículos comerciais

Já aqui o escrevemos e reafirmamos: mais importante do que acelerar, é travar. Com os produtos das marcas WABCO e TRW, a ZF presta aos camiões e autocarros cuidados de travagem.

Os sistemas de travagem dos camiões e autocarros necessitam de cuidados especiais. Porquê? Porque, por exemplo, a humidade pode formar-se no circuito de ar comprimido devido, simplesmente, à sua presença ou a grandes diferenças de temperatura.

Tal pode ter graves consequências para o desempenho da travagem. Elevadas exigências colocam-se, também, às pastilhas de travão. Com os produtos das marcas WABCO e TRW, tais desafios podem ser dominados, beneficiando, claro está, a segurança rodoviária.

Mas a ZF deixa mais conselhos. Se o cartucho do secador do sistema de ar comprimido precisar de ser substituído, significa que já não absorve, convenientemente, a humidade no ar.

Sabia que…

a ZF permite que os veículos vejam, pensem e ajam? E que através dos quatro campos de tecnologia – Controlo de Movimento de Veículos, Segurança Integrada, Condução Automatizada e Mobilidade Elétrica – oferece soluções abrangentes para fabricantes de veículos estabelecidos e fornecedores de serviços de transporte e mobilidade emergentes?

A saturação dos cartuchos do secador pode ser alcançada mais rapidamente nos veículos que têm elevado consumo de ar, devido ao seu perfil de aplicação. Quanto mais ar o compressor bombeia através do secador, mais rápido o cartucho deste fica saturado, deixando de estar apto a absorver água.

As oficinas que intervencionam veículos comerciais devem reportar este problema aos clientes e, idealmente, pedir-lhes que venham, regularmente, às suas instalações para efetuar uma verificação, de modo a que o estado do sistema de ar possa ser testado e as peças gastas substituídas antes de ocorrer uma falha.

Um veículo avariado não planeado representa um grande desafio para os operadores de frotas. E, normalmente, tem, também, consequências económicas negativas. A marca WABCO disponibiliza cartuchos do secador de ar com vários níveis de qualidade.

Os peritos da ZF recomendam aos operadores de frotas a utilização de cartuchos da família de produtos Air System Protector. Este é, de resto, um desenvolvimento adicional do cartucho padrão, que não só seca o ar, como, também, separa óleos e aerossóis.

Tal assegura o melhor funcionamento possível do sistema de ar comprimido, mesmo em condições mais exigentes, como em áreas urbanas dominadas pelas situações de “para-arranca”.

E se existem componentes aos quais a ZF dá total prioridade, são as pastilhas de travão. Por isso, recomenda às oficinas de veículos comerciais que verifiquem, regularmente, não só o sistema de ar comprimido, mas, também, as pastilhas de travão.

TRW pastilhas de travão

Isto porque, nas estradas em más condições ou molhadas, os sistemas eletrónicos de assistência à condução, como o ESP e o ABS, são particularmente dependentes das pastilhas de travão e do facto de estas terem exatamente as mesmas características das que os criadores do veículo projetaram.

Se, por exemplo, o ESP intervém porque o veículo comercial entra numa situação crítica de condução, então a fricção acumulada nos travões deve ocorrer o mais rapidamente possível.

Mas, também, de forma suficientemente uniforme para que o pneu não bloqueie. As pastilhas de travão TRW asseguram que a potência total de travagem seja rapidamente restaurada em condições extremas.

Mais sobre a ZF aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Tempanalise_banner_865x175

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Atualidade

Internacional