powered by

ZF Aftermarket reforça programa de travagem TRW para veículos elétricos

“Nas reparações, as oficinas devem utilizar sempre peças de substituição de qualidade original para garantir o desempenho habitual do sistema de travagem”, alerta a empresa.

O sistema hidráulico é o elemento central do sistema de travagem nos automóveis elétricos. “No caso das reparações, as oficinas devem utilizar sempre peças de substituição de qualidade original para garantir o desempenho habitual do sistema de travagem”, começa por dar conta o comunicado.

“Por isso, a ZF Aftermarket está a complementar a sua gama de componentes de travagem da marca TRW com cilindros principais e cilindros de roda, bem como pinças de travão para veículos elétricos. O programa é completado com os tubos de travão”, revela a empresa.

“O travão é o sistema de segurança mais importante do automóvel. O que significa que as oficinas não devem fazer cedências na qualidade das peças quando reparam o sistema de travagem”, frisa.

“Especialmente nos automóveis elétricos, porque o seu sistema de travagem foi concebido pelo fabricante para as condições especiais de funcionamento desta tipologia de viaturas”, acrescenta.

Segundo diz, “o sistema de travagem hidráulico deve ser particularmente sensível para que o condutor não sinta a transição entre a travagem elétrica (recuperação) e a travagem hidráulica. E deve ser capaz de suportar períodos prolongados de inatividade, uma vez que apenas a travagem elétrica é utilizada durante a desaceleração moderada”.

A ZF Aftermarket fornece, para o mercado de pós-venda independente, uma vasta gama de componentes hidráulicos de qualidade original sob a sua marca TRW, que podem ser utilizados para reparar muitos dos automóveis elétricos atuais.

“Uma novidade no mercado, por exemplo, é o cilindro principal de travão para modelos baseados no Modular Electric Toolkit (MEB) da Volkswagen (VW ID.3, ID.4, ID.5; Audi Q4 e-tron e e-tron Sportback; Škoda Enyaq; Cupra Born)”, diz.

“O cilindro principal de travão funciona perfeitamente com o servofreio eletrónico da TRW (EBB, de Electronic Brake Booster)”, pode ler-se no mesmo documento.

Check-up Media TRW brake master cylinder

E vai mais longe: “Outra adição ao programa TRW são os cilindros de roda, que a empresa fornece para inúmeros modelos com travões de tambor. As mais recentes novidades para veículos elétricos são para modelos como o Opel Rocks-E, o Renault ZOE e o Twingo III, o Škoda E-Citigo, o VW e-Up, o Peugeot 208 II, bem como o smart fourtwo e o forfour”.

No total, a marca TRW cobre quase todo o parque automóvel europeu, com mais de 600 referências de peças. Os cilindros de roda TRW estão disponíveis nas versões em ferro fundido e alumínio, sendo fabricados de acordo com as especificações do equipamento original.

O programa TRW de peças hidráulicas para o sistema de travagem é completado por um extenso portefólio de pinças de travão. As novas adições incluem pinças para automóveis elétricos, como o Audi e-tron, o BMW i3 e o iX3, bem como numerosos modelos do Stellantis Group, incluindo veículos comerciais ligeiros e os veículos de teto alto da Citroën e da Peugeot, os pequenos automóveis Opel Corsa E e Peugeot E-2008 e o Citroën ë-C4. Existem, também, modelos elétricos da Ford, Fiat e IVECO.

“A ZF Aftermarket recomenda que as oficinas substituam sempre os tubos de travão quando mudam as pinças de travão. De acordo com a experiência dos especialistas da ZF, muitas vezes não é dada a mesma atenção a estes importantes componentes do qu às peças de desgaste, como as pastilhas e os discos de travão”, refere o comunicado.

“No entanto, os novos tubos de travão asseguram o fluxo volumétrico do óleo de travões especificado pelo fabricante do automóvel, garantem a pressão de travagem ideal, evitam que as peças de substituição recém-instaladas sejam contaminadas com resíduos dos tubos antigos e deixam o sistema de travagem nas condições ideais”, acrescenta.

E conclui: “Os tubos de travão TRW estão disponíveis para praticamente todos os veículos no mercado europeu, o que, juntamente com a sua gama de pastilhas, maxilas, discos e óleo de travões, faz da marca um fornecedor completo para o sistema de travagem”.

Mais sobre a ZF Aftermarket aqui.

RPL Clima 875 x 175
Febi BilsteinSWAG_300x150BlueprintMF Pinto Import. export peças, S.A.Wolf m-rec outubroMANN-FILTER fuel filterDaycoSparkes_mrec_01_02_2023TRW m-rec november

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Internacional

Repintura