A Point S reuniu jovens profissionais de nove países na segunda edição do Next Generation Campus, realizada na Provença, em França, com o objetivo de “preparar uma nova geração de líderes para os desafios das empresas independentes de pneus e manutenção automóvel”.
Ao longo de uma semana, os participantes trabalharam em análise de mercado, liderança, desenvolvimento de negócio e exercícios práticos, com o apoio de uma equipa de mentores.
“O programa desafiou-os a identificar oportunidades de crescimento, conquistar e fidelizar clientes e pensar para além das suas próprias instalações, adotando uma visão mais abrangente da rede Point S. No final, cada participante levou consigo um plano de crescimento estruturado para aplicar no seu negócio”, pode ler-se no mesmo documento.
Competências de liderança
A iniciativa procura responder a um desafio identificado pelo relatório Family Business Succession Planning and the Next Generation, publicado pela Deloitte Private em 2026.
Segundo o estudo, “40% das empresas familiares estão a passar por uma sucessão de liderança ou esperam enfrentar essa mudança na próxima década”. No entanto, “apenas 37% demonstram elevada confiança na preparação da próxima geração”, revela a mesma fonte.
O mesmo relatório identifica o “desenvolvimento de competências de liderança e gestão como um dos principais desafios para os futuros responsáveis”.

A edição deste ano deu continuidade ao programa inaugural de 2025 e centrou-se em quatro áreas: “Desenvolvimento individual, trabalho em equipa, crescimento do negócio e contributo para a comunidade Point S”.
Os testemunhos dos participantes destacaram a “utilidade dos desafios práticos e das sessões de trabalho conjunto para identificar pontos fracos, melhorar competências e transformar ideias em medidas concretas”.
Ambições e resultados
Fabien Bouquet, diretor executivo da Point S International, sublinha que o “crescimento não deve ser medido apenas pelo aumento das vendas ou pela expansão das empresas”.
E concretiza: “Passa, também, por desenvolver profissionais capazes de liderar equipas, compreender os clientes, tomar decisões comerciais informadas e transformar ambições em resultados”.
O responsável destaca ainda que a “evolução do setor automóvel coloca novos desafios aos gestores de negócios independentes, tornando essencial dotar os futuros líderes das competências e da confiança necessárias para responder à mudança”.
Com uma combinação de formação em liderança, desenvolvimento empresarial e contacto com profissionais de vários mercados, o Next Generation Campus integra a estratégia da Point S para preparar a sucessão e apoiar o crescimento sustentável da sua rede internacional.
Mais sobre a Point S aqui.
