powered by

Stellantis e Factorial vão desenvolver baterias em estado sólido

Aliança entre Stellantis e Factorial Energy (Factorial), assinada ontem, pretende desenvolver tecnologias para baterias em estado sólido destinadas a veículos elétricos.

A Stellantis e a Factorial Energy (Factorial) assinaram um acordo de parceria para o desenvolvimento conjunto da tecnologia de baterias em estado sólido e de alta tensão da Factorial. O acordo inclui, também, um investimento estratégico por parte da Stellantis.

“O nosso investimento na Factorial e noutros parceiros altamente reconhecidos na área das baterias aumenta a rapidez e a agilidade necessárias para fornecer uma tecnologia ‘de ponta’ ao nosso portefólio de veículos elétricos”, afirma Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

“Iniciativas como esta permitirão a chegada mais rápida ao mercado e uma transição mais rentável para a tecnologia das baterias em estado sólido”, acrescenta. A Factorial desenvolveu uma tecnologia inovadora de estado sólido que remove os principais obstáculos à adoção em larga escala dos veículos elétricos por parte dos clientes: a autonomia e a segurança.

“É uma grande honra estabelecer esta parceria com a Stellantis, um dos principais operadores de mobilidade a nível mundial, e detentora de algumas das marcas de automóveis mais emblemáticas do mundo”, adianta Siyu Huang, cofundador e CEO da Factorial Energy.

“É uma oportunidade incrível para avançarmos na adoção e na comercialização em massa da nossa tecnologia de baterias de estado sólido, limpa, eficiente e segura”, frisa. Recorde-se que a Stellantis anunciou, durante o seu evento EV Day, em julho de 2021, o objetivo de contar com uma tecnologia competitiva para as primeiras baterias em estado sólido, até 2026.

Os avanços da Factorial assentam no domínio FEST (Factorial Electrolyte System Technology), que utiliza um material de eletrólito sólido exclusivo, o qual permite um desempenho seguro e fiável das células com elétrodos de alta tensão e alta capacidade, tendo sido aplicado em células de 40Ah que funcionam à temperatura ambiente.

A tecnologia FEST é mais segura do que a tecnologia convencional de iões de lítio, aumenta a autonomia das baterias e é facilmente integrada nas infraestruturas de fabrico de baterias de iões de lítio atualmente existentes.

Mais sobre a Stellantis aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
MF Pinto Import. export peças, S.A.MGMliquimoly_300x150_mkroftoolsSoc. Coercial C. SantosChampion Lubricants

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Repintura

Atualidade