powered by

Quando deve uma correia de distribuição ser substituída? A Industrias Dolz explica

O que é uma correia de distribuição do veículo? E quando deve esta ser substituída para evitar problemas maiores? A Industrias Dolz explica tudo neste artigo.

As correias de distribuição dos veículos são a alternativa às correntes de distribuição. Ambos os componentes constituem a parte principal de um sistema de distribuição, encarregue de fazer o veículo andar.

“A correia de distribuição sincroniza o movimento da cambota e árvore de cames para garantir que as válvulas do motor abram e fechem junto dos pistões”, afirma a Industrias Dolz.

“A correia de distribuição deve acionar as árvore de cames e a cambota em uníssono e nos pontos de velocidade corretos”, esclarece a empresa. “À medida que a cambota gira, coloca a correia de distribuição em movimento ao longo do ciclo de combustão de quatro tempos: 1. Admissão; 2. Compressão; 3. Potência; 4. Exaustão”, explica.

Características da correia de distribuição

Trata-se de uma correia de borracha com dentes duros que se encaixam nas rodas dentadas da cambota e nas árvore de cames. Em muitos motores modernos, as correias de distribuição substituíram as correntes de distribuição de metal como uma alternativa mais silenciosa e leve, sendo bastante duráveis.

Embora as correias de distribuição sejam duráveis ​​e altamente eficientes, estão, constantemente, sob stress e sujeitas a grandes forças dentro do motor do veículo. Operar em ambientes de elevada temperatura faz com que seja impossível que durem para sempre. Portanto, os veículos exigirão a substituição da correia de distribuição em algum momento da sua vida útil.

Componentes do kit

Os kits de correia de distribuição nasceram de uma maneira mais confiável, conveniente e acessível de realizar substituições e reparações da correia. Por esta razão, o mercado de bombas de água evoluiu para soluções completas dentro de uma caixa que inclui a correia juntamente com roletes, rolamentos e parafusos necessários para alterar corretamente a distribuição do veículo, além de uma bomba de água opcional.

A razão pela qual a maioria dos kits de correia de distribuição de qualidade inclui uma bomba de água nos seus componentes prende-se com o facto de ser altamente recomendável substituir ambos os componentes ao mesmo tempo. Na maioria dos casos, tal economizará custos e mão de obra, além de garantir uma forma de manutenção preditiva e segura.

Quando deve a correia ser substituída?

Todos os componentes do kit de distribuição, incluindo a bomba de água, são elementos-chave para a refrigeração e o funcionamento adequado do motor e do sistema de refrigeração de qualquer veículo. As correias são, portanto, um componente de manutenção. Podem desgastar-se e falhar, sem aviso, e devem ser substituídas regularmente.

Normalmente, as correias de distribuição devem ser substituídas a cada quatro ou cinco anos de segundo a utilização. No entanto, o primeiro princípio para uma manutenção ideal é ler o manual do proprietário, pois cada fabricante é diferente. Vale a pena saber qual o tipo de motor e quais são os intervalos de substituição recomendados.

Como as bombas de água e as correias de distribuição estão intimamente relacionadas em termos de funcionamento, e porque o acesso a elas geralmente requer a remoção de ambas, os kits de distribuição que incluem os dois componentes são amplamente preferidos pelas oficinas de automóveis para máxima eficiência.

Kits premium para oficinas

A Industrias Dolz dispõe de kits de correia de distribuição premium no mercado de reposição. São 100% testados e equivalentes às especificações do equipamento original. Os 90 anos de história da empresa e as certificações ISO de que dispõe conduzem a uma taxa de devoluções inferior a 0,05%.

A gama de kits de correias de distribuição da empresa inclui: uma correia resistente às mudanças de temperatura, água e óleo, garantindo uma durabilidade otimizada; roletes feitos de matérias-primas e massa lubrificante de elevada qualidade, para garantir a mais alta eficiência; uma bomba de água (opcional) fabricada com vedação de carbeto de silício, para máxima cobertura e funcionalidade.

Mais sobre a Industrias Dolz aqui.

StratioDayco

artigos relacionados

Últimas

Internacional