Mais de 400 pessoas reuniram-se nas instalações da IFEMA Madrid na passada terça-feira, dia 22 de abril, para distinguir Juan Carlos Martín (AD Parts), Emilio Orta (DRiV) e Juan Carlos Pérez-Castellanos (GAUIb). Mas não só.
José Luis Gata (Solera) e José Juesas (Recambios Segorbe) foram premiados pelos seus percursos. Já a Bonilla Motor, recebeu o prémio de melhor oficina ibérica na 23.ª edição dos Prémios Personalidades do Pós-venda 2025, organizada pela revista Talleres en Comunicación e pelo portal posventa.info.
Na tarde de 22 de abril, o Salão Oriente da IFEMA Madrid acolheu a 23.ª edição dos Prémios Personalidades do Pós-venda. organizada pelo portal Posventa.info e pela revista Talleres en Comunicación, com o apoio da Motortec.
A cerimónia reuniu mais de 400 pessoas e figuras de destaque do aftermarket espanhol, num evento que reforçou o seu papel de plataforma anual de referência.
Na categoria Personalidades do Pós-venda, Juan Carlos Martín, diretor geral da AD Parts e vice-presidente da Ancera, recebeu o prémio das mãos de Xabier Jauregizar, diretor de vendas para Espanha e Portugal da Alkar Automotive, que resumiu o percurso do premiado, destacando o seu desempenho excecional à frente do principal grupo de distribuição de Espanha.
Tempo de celebração
Emilio Orta, senior sales manager e core account manager da DRiV, recebeu o prémio das mãos do seu antigo colega Egoitz Goiricelaya, recentemente nomeado diretor de vendas e operações para a Península Ibérica na NRF, e de Stéphane Verschelde, diretor-geral da DRiV para França e Península Ibérica.

Orta dedicou o prémio aos seus colegas, familiares e amigos e quis recordar a sua cidade natal, Valência, com um agradecimento especial, saudando todos os voluntários que vieram depois do DANA.
O terceiro prémio de Personalidade Pós-Venda foi para Juan Carlos Pérez-Castellanos, ex-diretor geral do Groupauto Unión Ibérica, que recebeu a distinção das mãos do seu sucessor à frente do grupo, Nines García de la Fuente, também presidente da Ancera.
Nines elogiou a competência profissional de Juan Carlos e, por sua vez, destacou que o seu principal feito no trabalho foi rodear-se da melhor equipa. Pérez-Castellanos também quis dedicar o prémio à sua mulher, que esteve presente na cerimónia.
Após estes prémios, Miguel Ángel Jimeno, editor da Talleres en Comunicación e do Posventa.info, anunciou a sua reforma, mas realçou que continuará ativo no setor, organizando os prémios Personalidades do Pós-venda e encontrando amigos de um setor que, segundo disse, o fascina.
Jimeno recebeu o reconhecimento do público, que se levantou, da equipa editorial da revista, que o presenteou com uma capa personalizada, e dos seus colegas e pares da imprensa, que o agraciaram com uma caneta.
Carreira Profissional
Na categoria Carreira, José Luis Gata, business development manager da Solera, recebeu o prémio das mãos de Jaime Silvela, diretor-geral da empresa para a Península Ibérica, e de José María Galofré, CEO da Volvo Espanha.

Destacaram como Gata transformou o setor do pós-venda na Volvo e, mais tarde, desenvolveu a divisão de pós-venda na Solera. Por sua vez, José Luis Gata fez um apanhado de todo o seu percurso profissional, desde o início, numa oficina independente, até esta última etapa na Solera.
José Juesas, cofundador da Auto Recambios Segorbe, foi reconhecido pelos seus 48 anos dedicados ao mercado de peças de substituição automóvel. Juesas, que iniciou o seu negócio em 1978, com horários superiores a 18 horas por dia, destacou a importância da mudança geracional e dedicou o prémio aos seus irmãos, cofundadores do negócio. Juesas recebeu o prémio das mãos de Antonio López, CEO da Reynasa e membro da Serca.
#IamPosventero
O prémio Soy Posventero foi para a Talleres Bonilla, concessionário Peugeot de Toledo. Lucía Bonilla, CEO da empresa, recebeu o galardão por um negócio no qual transformou a oficina familiar num ecossistema de mobilidade abrangente.
Bonilla enfatizou a importância das PME e dos serviços pós-venda nos negócios orientados para a marca. O seu foco na tecnologia e na experiência do cliente reflete a adaptação necessária às mudanças sociodemográficas.
Mais sobre a IFEMA aqui.