powered by

NRF explica importância do termóstato e revela quando é necessário substituí-lo

De acordo com o fabricante dos Países Baixos, é o termóstato que regula a gestão térmica do motor. Se este componente não estiver em condições, pode causar sérios danos.

“O termóstato regula a gestão térmica do motor. É ele que ajuda o líquido de refrigeração a aquecer mais rapidamente, fazendo com que seja alcançada a temperatura de funcionamento do motor. Uma vez atingida, o termóstato abre e o líquido de refrigeração passa pelo radiador para ser arrefecido”, começa por explicar a NRF.

“Conduzir um automóvel com o termóstato partido ou bloqueado pode danificar o motor e o turbocompressor. Caso detete qualquer sinal de problema no termóstato, o motor deve ser parado e o sistema mantido adequadamente”, acrescenta.

Quais os sinais de mau funcionamento do termóstato e possíveis causas? A NRF revela: “O motor não atinge a temperatura normal de funcionamento. Neste caso, o termóstato abre permanentemente e o circuito de refrigeração funciona, constantemente, em ciclo aberto (passando pelo radiador antes de atingir a temperatura de funcionamento do motor)”.

E se a temperatura do líquido de refrigeração estiver muito elevada? “O termóstato não abre. O circuito de refrigeração está a funcionar sem radiador. O pior cenário, como o sobreaquecimento do motor, pode levar a danos na junta da cabeça do motor e conduzir à falha deste”, alerta o fabricante dos Países Baixos.

Se verificar que a “temperatura do líquido de refrigeração não se encontra estável (sobe e desce), significa que o termóstato está a funcionar mal ou que existem problemas com a gestão eletrónica”.

Mais sobre a NRF aqui.

Febi BilsteinSWAG_300x150BlueprintMF Pinto Import. export peças, S.A.QF-LDA RacingEuromais peças e pneusDaycoR-M 300x150Glasurit_300x150RomafeKrautliwolf animado

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Atualidade