powered by

MEDWAY e GALP parceiras no transporte de gás natural liquefeito

As duas empresas chegaram a acordo para a concretização de uma parceria que visa o transporte integrado de Gás Natural Liquefeito (LNG na sigla em inglês).

O contrato prevê o transporte anual de 800 contentores, a partir de Sines, para as diversas Unidades de Armazenamento Gaseificado (UAG’s), que se encontram, maioritariamente, a norte da região do Douro. Para tal, a MEDWAY adquiriu 14 contentores-cisterna específicos para o transporte de LNG. Esta operação, que incluirá a utilização dos terminais do Entroncamento, Valongo, Bobadela e Leixões, será feita através de uma solução intermodal, utilizando transporte ferroviário e rodoviário.

“Este acordo comprova a confiança da GALP nos nossos serviços integrados de transporte de mercadorias e é uma motivação para o país continuar a apostar no futuro da ferrovia, pois é a escolha mais sustentável quando falamos em meios de transporte”, destaca Carlos Vasconcelos, administrador da MEDWAY.

“Estamos muito satisfeitos pela concretização desta parceria com uma empresa de enorme peso na economia do nosso país, como é a GALP”

Carlos Vasconcelos
Administrador da MEDWAY

O responsável acrescenta que “o gás natural liquefeito é um potencial combustível de transição. Por isso, damos, assim, mais um passo rumo a uma indústria de carbono zero”. O transporte por modo ferroviário das cisternas de LNG da GALP, permite uma redução de cerca de 70% nas emissões de CO2 eq, que representam, anualmente, cerca de menos 520 toneladas de CO2 eq face ao mesmo transporte por modo rodoviário.

A concluir, refira-se que a MEDWAY é um operador logístico e o maior operador ferroviário privado de transporte de mercadorias na Península Ibérica, sendo capaz de oferecer soluções de logística integradas. Detém uma vasta frota de locomotivas (69, das quais 35 elétricas e 34 Diesel) e vagões (2917), assim como vários terminais logísticos e uma área de manutenção e reparação de equipamento ferroviário. A MEDWAY faz parte da MEDLOG, um operador logístico com atividade em mais de 70 países.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Ligeiros

Internacional