powered by

Manter ferramentas e máquinas limpas de forma sustentável? Sim, com a Mewa

Rasgar do rolo, limpar uma ferramenta ou máquina, deitar fora no contentor de resíduos perigosos. Qual a alternativa sustentável? O pano de limpeza reutilizável da Mewa.
Check-up Media Mewa workshop

“Quem procura excelência e produtividade no trabalho, deve manter as máquinas e ferramentas limpas a rigor. A limpeza pode ser feita com toalhetes de papel, trapos ou com panos de limpeza profissionais para a indústria”, avança a Mewa.

“Se estes panos forem reutilizáveis e disponibilizados com um serviço completo, estamos a falar do sistema de panos de limpeza da Mewa – uma solução sustentável que poupa recursos para pequenas, médias e grandes empresas”, assegura.

“Uma vez implementado, o que acontece num instante, o sistema permite que a fábrica ou oficina contribua, diariamente, para o combate às alterações climáticas”, diz.

“Como? Cada pano de limpeza pode ser reutilizado muitas vezes, graças à sua extrema capacidade de absorção. Mais: a sua qualidade especial permite que seja lavado, pela Mewa, até 50 vezes”, afirma.

Sistema inteligente

Desde 2018 que a Renault Cacia contribui todos os dias para a proteção do clima com os panos de limpeza da Mewa, conseguindo evitar toneladas de resíduos contaminados.

Check-up Media Mewa SaCon

“Nós tínhamos, em média, quatro toneladas de resíduos contaminados por mês. Além desses trapos que usávamos, havia muitos trapos que iam, diretamente, para o lixo, uma vez que não serviam para limpar”, informa Isabel Caniço, responsável pela área ambiental na Renault Cacia.

Depois de escolher a Mewa, em cinco anos, a fábrica, que funciona em quatro turnos, conseguiu evitar 220 toneladas de lixo contaminado. O volume equivale a nove camiões de transporte internacional (TIR) totalmente carregados.

Como funciona o sistema inteligente de panos de limpeza? “A Mewa entrega os panos acabados de lavar diretamente na fábrica ou na oficina e recolhe os usados para uma lavagem amiga do ambiente”, revela.

“Um rigoroso controlo de qualidade em várias fases assegura que só os panos em perfeitas condições são devolvidos ao cliente”, explica. “Para o armazenamento e transporte dos panos usados, o sistema prevê o sítio ideal: o contentor de segurança SaCon com fecho hermético”, frisa.

“Este componente do sistema é seguro, prático e contribui para a boa organização. A Mewa adapta a quantidade dos contentores que fornece às necessidades do cliente”, sublinha.

Sustentabilidade “têxtil”

Com a introdução do sistema da Mewa, as oficinas e empresas de produção já não precisam de preocupar-se com a logística de aquisição e eliminação dos materiais de limpeza, uma vez que a Mewa trata de tudo.

Check-up Media Mewa cleaning

“Os panos de limpeza frescos estão simplesmente sempre disponíveis e sempre à mão para que a empresa possa dedicar-se totalmente à produção ou ao serviço, enquanto mantém máquinas, ferramentas e peças limpas de forma sustentável”, afirma o comunicado.

Será que os panos de limpeza Mewa podem, de facto, fazer tanta diferença? A própria Mewa quis saber exatamente isso e colocou a questão à Climate Partner, empresa especializada em estudos de CO2.

“A Climate Partner analisou as emissões de CO2 causadas pela utilização dos panos de limpeza Mewa em comparação com a utilização de toalhetes de celulose”, diz.

“A remoção de um quilo de sujidade com toalhetes de celulose produz três vezes mais Gases com Efeito de Estufa – a limpeza com toalhetes de tecido misto causa até seis vezes mais – do que a remoção de um quilo de sujidade com os panos Mewa. Este cálculo inclui todo o processo de produção e eliminação dos panos e toalhetes”, acrescenta o documento.

E conclui: “A mudança para práticas empresariais mais sustentáveis está, normalmente, associada a custos iniciais e tempos de arranque. Com o sistema de panos de limpeza da Mewa, é diferente: não requer qualquer investimento inicial e torna uma empresa mais sustentável de um dia para o outro”.

Mais sobre a Mewa aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Atualidade