powered by

Help Connect: a app de assistência de emergência automática da Bosch

Na estrada e em casa. A solução integrada Help Connect combina deteção automática de acidente, função de chamada de emergência e sistema de resposta de emergência pessoal.

“Um momento de descuido é o suficiente para alguém bater com a sua e-bike ou perder o controlo do seu motociclo. Só na Alemanha, mais de 38 veículos de duas rodas causam feridos graves em acidentes diários (fonte: Federal Statistical Office)”, começa por revelar o comunicado da Bosch.

“Nesse momento, cada segundo conta. Mas e se a pessoa envolvida estiver a viajar sozinha quando o acidente acontece ou se não conseguir pedir ajuda?”. Pergunta o fabricante alemão. E dá a resposta: “É aqui que entra a solução de chamada de emergência conectada da Bosch. O Help Connect acede aos sensores no smartphone do utilizador e outros dispositivos conectados e utiliza um algoritmo de colisão inteligente para detetar acidentes de forma automática.

Em caso de emergência, a aplicação alerta os serviços de socorro através da central de atendimento de emergência Help Connect, direcionando esses serviços, de forma imediata, para o local do acidente. Isto reduz o tempo de resposta e, potencialmente, também vidas.

Duas aplicações estão, agora, disponíveis para ciclistas e motociclistas. Portanto, para vários milhares de utilizadores: a app COBI.Bike da Bosch eBike Systems e a app calimoto para navegação em motociclos.

“A Bosch está a trabalhar para integrar a sua solução de chamadas de emergência noutros produtos, incluindo os de parceiros. Estamos a tirar partido da Internet das Coisas e algoritmos, utilizando o Help Connect para transformar dispositivos conectados em salva-vidas pessoais em todas as circunstâncias, seja na estrada, durante a prática desportiva ou em casa”, afirma Volkmar Denner, CEO da Bosch.

Atualmente, a Bosch fornece o serviço Help Connect para utilizadores com um cartão SIM alemão em 11 países europeus.

Bosch bike assist

O Help Connect combina deteção automática de acidentes, função de chamada de emergência e sistema pessoal de resposta a emergências. No COBI.Bike e no calimoto, por exemplo, o algoritmo de colisão avalia os dados do sensor do smartphone sobre velocidade, aceleração e rotação.

A maioria dos smartphones disponíveis dispõem desses sensores. As apps devem ser ativadas durante a viagem e o dispositivo deve ser fixado ao guiador. O Help Connect funciona em todos os dispositivos Android com a versão 6 ou superior e em todos os smartphones iOS com versão 11 ou superior.

Em caso de acidente, a solução utiliza a conexão de dados móveis do smartphone para transmitir a localização atual, a gravidade do impacto e, dependendo da app, dados de saúde opcionalmente armazenados numa central de atendimento de emergência Help Connect disponível 24×7 (24 horas por dia, 7 dias por semana).

Bosch Assistance Center

A partir da central de atendimento, agentes de emergência especialmente treinados tentam entrar em contacto com a pessoa envolvida no acidente. A comunicação ocorre em alemão ou inglês, mesmo noutros países europeus.

Se a pessoa não reagir e os dados do sensor indicarem uma queda grave, os serviços de emergência são avisados de forma imediata.

Do mesmo modo, é possível informar familiares e amigos. Uma chamada de emergência também pode ser desencadeada manualmente a qualquer momento.

Para os motociclistas, a Bosch desenvolveu, também, um sistema de deteção de acidentes que fica permanentemente instalado no veículo. Aqui, o Help Connect recorre à unidade de medição inercial integrada no controlo de estabilidade do motociclo da Bosch (MSC). Via Bluetooth, este sistema conecta-se à app parceira correspondente e, em seguida, transmite os dados para a central de atendimento de emergência Help Connect, assim como sucede com a solução baseada em smartphone.

Mais sobre a Bosch aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
SKFATA_store_300x150_m2liquimoly_300x150_mLogo_Mewa_300x150FUCHS_logo_300x150_mimporspeed_300x150

artigos relacionados

Últimas

Pesados

Atualidade

Internacional