powered by

Hella Gutmann Solutions apresenta diagnóstico de bateria de alta tensão com mega macs

A Hella Gutmann Solutions está a adotar uma abordagem dupla para um campo cada vez mais importante de diagnóstico de baterias de alta tensão.

A bateria de alta tensão é considerada o coração e o componente mais caro de um veículo elétrico. Fatores cruciais, como desempenho, autonomia e valor geral do veículo, dependem, diretamente, da capacidade da bateria de iões de lítio.

“As unidades de alimentação, compostas por até 120 células de bateria, fazem parte da secção inferior da carroçaria do veículo elétrico e não são facilmente substituíveis. Assim, o conhecimento do seu estado de saúde (SoH) é de grande interesse para retalhistas, oficinas, seguradoras, bancos, frotistas e, por último, mas não menos importante, proprietários de veículos”, avança a HELLA, em comunicado.

Com o diagnóstico de bateria “Basic” e o diagnóstico de bateria “Pro” certificado, a Hella Gutmann” procura duas soluções para os diferentes requisitos dos grupos de interesse”. Quais? “A avaliação ‘Basic’ do SoH através da leitura dos parâmetros internos do veículo, dá às oficinas a oportunidade de fazer um diagnóstico rápido sobre a condição da unidade de armazenamento de alta tensão, por exemplo, como parte do seu serviço”, acrescenta.

“Os parâmetros definidos no sistema de gestão da bateria pelo respetivo fabricante do veículo, como tensões das células, resistências das células e SoH, fornecem informações para a deteção de células de baixa potência. Além disso, formam uma excelente base para bons serviços de consultoria ao cliente, como, por exemplo, no que respeita ao comportamento ideal de uso e à manutenção do valor de um veículo. O diagnóstico da bateria HV ‘Basic’ pode ser realizado em poucos minutos com os dispositivos mega macs mais recentes da versão de software 67 como parte das funções de e-mobility”, explica.

De modo a permitir uma avaliação do SoH independente das definições do fabricante e, assim, uma avaliação objetiva do veículo, a Hella Gutmann está ainda a desenvolver um diagnóstico de bateria HV “Pro” em cooperação com a Battery Quick Check GmbH, uma joint venture da TÜV Rheinland e da TWAICE Technologies GmbH.

“O conjunto de especialistas incorpora a experiência dos parceiros em dados de veículos, algoritmos de análise de armazenamento de energia e processamento de dados certificado. Ao contrário das soluções existentes no mercado, a Hella Gutmann e os seus parceiros não dependem de cargas de bateria demoradas durante a condução”, refere.

Check-up Media Hella Gutmann Solutions

“Em vez disso, as tensões controladas por software são realizadas através do dispositivo de diagnóstico mega macs X durante o processo de carregamento”, pode ler-se no mesmo documento.

“Os valores medidos registados são avaliados algoritmicamente. O diagnóstico da bateria de alta tensão ‘Pro’ pode, portanto, ser realizado estacionário”, garante. “A avaliação por algoritmos de análise comprovados fornece factos objetivos sobre o SoH real da bateria de alta tensão e permite, também, tirar uma conclusão sobre o comportamento de uso anterior”, frisa.

“Este é um ponto importante, pois a ocorrência de cargas rápidas ou descargas profundas acelera, significativamente, o processo de envelhecimento de uma bateria de iões de lítio. Um certificado da TÜV Rheinland documenta a avaliação de condição independente do fabricante da bateria de alta tensão e constitui a base estanque para relatórios de especialistas e avaliações de veículos”, diz.

O lançamento no mercado do diagnóstico de bateria HV “Pro” deverá acontecer na Alemanha antes do final de 2022, após a conclusão dos testes de campo.

Mais sobre a HELLA aqui.

Banner_LIQUI_MOLY_875x175MFPinto_BorgWarner

artigos relacionados

Últimas

Pesados

Pneus

Repintura