powered by

Zoox robotaxi revoluciona transporte de passageiros

A empresa da Amazon especializada em mobilidade autónoma pretende revolucionar o transporte de passageiros. O Zoox robotaxi atinge 120 km/h e circula 16 horas com uma única carga.

Criada em 2014, a Zoox é uma empresa especializada em mobilidade autónoma que se encontra sediada em Foster City, no estado norte-americano da Califórnia. Em 2020, foi adquirida pela Amazon, operando, contudo, como subsidiária independente.

Ao combinar inteligência artificial, robótica, design e energia sustentável, a Zoox está a reinventar o transporte de passageiros, contribuindo para um futuro mais seguro, mais limpo e mais agradável para todos.

O novo robotaxi, que é capaz de atingir 120 km/h e de circular 16 horas com uma única carga da bateria, consiste num veículo autónomo, arrojado e funcional (conta com portas laterais deslizantes e tejadilho transparente).

Previous
Next

Concebido e produzido nos EUA, o robotaxi, que dispõe de 3,63 metros de comprimento, anuncia ser o único veículo a oferecer condução bidirecional e direção às quatro rodas, característica que lhe permite uma manobrabilidade surpreendente em espaços apertados e mudar de trajetória sem ser necessário fazer marcha-atrás.

Equipado com uma bateria de 133 kWh, dispõe de um interior com quatro lugares virados uns para os outros, cuja configuração simétrica dos bancos elimina a existência de volante e revoluciona o desenho do próprio habitáculo.

De acordo com a Zoox, o robotaxi conta com mais de 100 inovações em matéria de segurança que não se encontram nos veículos convencionais, incluindo um novo sistema de airbag específico para condução bidirecional e bancos que envolvem os passageiros.

A sua arquitetura de sensor único de câmaras, radar e LIDAR assegura-lhe um campo de visão de 270° nos quatro cantos do veículo, eliminando o tradicional ângulo morto e permitindo detetar a presença de objetos, peões e ciclistas, quer nas redondezas, quer na traseira.

Sabia que…

a Zoox, fundada em 2014 por Jesse Levinson e Tim Kentley-Klay, foi adquirida em 2020 pela Amazon? E que, em 2015, criou e testou o seu primeiro protótipo autónomo, tendo recebido, em 2018, autorização do estado da Califórnia para transportar passageiros sem condutor?

O novo veículo 100% autónomo e elétrico da Zoox já efetuou vários testes e, dentro em breve, dará início às suas operações comerciais (leia-se transporte de passageiros) em São Francisco (Califórnia) e Las Vegas (Nevada).

Resta acrescentar que o nome Zoox foi inspirado na palavra Zooxanthellae: organismos móveis semelhantes às algas que são movidos pela fotossíntese. Tudo porque a empresa afirma ter criado um serviço de mobilidade sustentável que melhorará a qualidade de vida nas cidades, mantendo harmonia e equilíbrio ambientais.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Internacional

Atualidade