powered by

E se o veículo fizer um desenho de luz para facilitar o estacionamento?

Tecnologia da Fahrengold recorre aos LED, a câmaras e a sensores de movimento para tornar a manobra de estacionamento mais segura e apelativa.

A Fahrengold criou uma tecnologia que permite estacionar de uma forma mais segura e interessante. Isto porque a empresa alemã entende que os automóveis devem ser “valorizados” mesmo quando estão estacionados.

A marca criada por Nikita Fahrenholz, com o arquiteto Michael Schulz, tem desenvolvido soluções de estacionamento inteligente. Ou de luxo, se quisermos. Uma das suas primeiras criações, foram os conceitos de garagens individuais: uma redoma de vidro que protege o veículo de atos de vandalismo, conservando-o à temperatura ideal. Sempre com nota artística. Uma espécie de exposição que poderá ser colocada não apenas na garagem, mas, inclusivamente, no jardim.

Desta feita, a dupla germânica simplificou. Partiu da mesma tecnologia, mas procurou democratizar o conceito. Para isso, usou os LED no chão para desenhar uma moldura de luz que delimita o lugar de estacionamento. A iluminação pode ser personalizada (tanto a cor como a intensidade), consoante o momento e o gosto individual.

A nova base luminosa da Fahrengold pode incorporar várias câmaras e utiliza sensores que detetam movimento, alertando o proprietário sempre que alguém se aproxima demasiado do automóvel, através de uma aplicação para smartphone.

O equipamento inclui um sistema de alta voz para comunicar, em tempo real, com quem está junto do veículo e permite, em situações de emergência, elevar à distância dois pilares metálicos para impedir o roubo.

Trata-se de um extra que custará €8.400 na sua versão base (sem os sistemas de segurança, mas já com instalação), podendo chegar até aos €13.500.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
MF Pinto Import. export peças, S.A.MGMliquimoly_300x150_mkroftoolsSoc. Coercial C. SantosChampion Lubricants

artigos relacionados

Últimas

Internacional