powered by

Dolz explica cinco principais erros a evitar na instalação da bomba de água

Empresa espanhola revela os cinco maiores erros na instalação da bomba de água e como instalar de forma eficaz este elemento-chave do sistema de refrigeração.

A bomba de água, elemento-chave na refrigeração do motor, é daqueles componentes que, se partir, pode fazer com que o veículo pare de funcionar. “A sua função é transferir o excesso de calor para o exterior de modo a evitar o sobreaquecimento do motor, além de garantir uma ótima vedação, evitando fugas de anticongelante ou de líquido de refrigeração, que podem causar esse sobreaquecimento”, adianta a Industrias Dolz.

“Existem vários motivos pelos quais uma bomba de água pode falhar, como uso inadequado de selantes, danos por corrosão, contaminação, mas, também, existe a possibilidade de tal acontecer devido a erros comuns na instalação”, afirma a empresa, que se propõe explicar quais são os cinco principais erros na instalação de uma bomba de água e como instalar de forma eficaz esse elemento-chave do sistema de refrigeração.

Preparação do sistema de refrigeração

“Um dos problemas principais e muitas vezes esquecidos está na preparação do sistema por onde a bomba de água fará circular o líquido de refrigeração”, refere a Dolz. “Antes de instalar uma bomba de água, será especialmente importante lavar, drenar e reabastecer o sistema de arrefecimento com a mistura de refrigerante especificada pelo equipamento original (OE)”, diz.

“Caso contrário, o correto funcionamento da nova bomba de água ficaria comprometido”, sublinha. “Dica Dolz: ao preparar o sistema de refrigeração, se notar que o refrigerante antigo está muito sujo, é aconselhável verificar o termóstato e substituí-lo se necessário”, aconselha a empresa.

Mistura inadequada do líquido de refrigeração e água

Outro erro comum é encontrado na contaminação causada pela mistura incorreta de líquido de refrigeração e água ou pelo seu uso indevido. “O refrigerante contaminado ou misturado incorretamente pode causar problemas de corrosão, a temida cavitação, e causar fugas entre as duas faces de contacto da vedação dinâmica da bomba de água”, revela.

“Na hora de escolher o refrigerante certo, é fundamental verificar o prazo de validade e seguir as recomendações do fabricante do veículo, uma vez que cada motor é feito de materiais diferentes e apresenta necessidades específicas”, reforça a empresa.

Uso incorreto de pasta de vedação

“A utilização de pasta vedante na bomba de água só é necessária nas que são fornecidas sem junta. Caso contrário, se adicionarmos selante quando não é necessário, causaremos qualquer partícula de pasta de vedação que circule pelo circuito de refrigeração proveniente da junta da bomba, o que pode afetar a funcionalidade da vedação dinâmica, impedindo o correto funcionamento da vedação e causando o seu fracasso prematuro”, afirma.

“O uso incorreto de pasta de vedação afetará diretamente a expectativa de vida útil da bomba de água. Portanto, a menos que seja especificado ou referenciado, evite o uso de selantes”, diz.

Rotação a seco da bomba de água

Outro erro a evitar durante a instalação é a rotação a seco da bomba de água. “Ao reabastecer o circuito de refrigeração após a substituição desta, muitos fabricantes recomendam que a bomba seja girada manualmente até ficar cheia”, revela.

“Este ajuste fino pode reduzir a possibilidade de perda do selo ‘mecânico’, uma vez que o líquido de refrigeração pode atingir o componente do selo mecânico criando uma película que evitará o seu derramamento”, esclarece. “Caso contrário, se a bomba funcionar a seco, causará danos na vedação, o que pode causar fugas prematuros ou rangidos na bomba de água”, salienta.

Bomba de água e correia de distribuição

“Outro dos erros mais comuns é ignorar a distribuição quando estamos a proceder à instalação da nova bomba de água. Esta é acionada pelo sistema de transmissão por correia, o que significa que combinar a substituição dos dois sistemas melhora a qualidade e a segurança do processo. Por isso, é uma prática altamente recomendada”, avisa.

“Anteriormente, a substituição destes dois componentes era feita separadamente, mas, hoje, é cada vez mais comum realizar esta operação ao mesmo tempo. Tal permite melhor desempenho do veículo e atribuir maior vida útil média à bomba de água. Se a correia de distribuição e outros itens relacionados forem instalados incorretamente, isso afetará diretamente o desempenho da bomba de água”, conclui a Industrias Dolz.

Mais sobre a Industrias Dolz aqui.

RPL Clima 875 x 175
Febi BilsteinSWAG_300x150BlueprintMF Pinto Import. export peças, S.A.Wolf m-rec outubromann_filter_m_rec_novemberDaycoSparkes_mrec_01_02_2023TRW m-rec november

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Atualidade

Atualidade