powered by

Dolz continua a apostar na sustentabilidade para “ser melhor”

O significado da sustentabilidade no setor automóvel continua a evoluir à medida que a indústria enfrenta transformações significativas.

“As múltiplas transições para processos digitais, veículos elétricos e orientados por Inteligência Artificial representam grandes oportunidades para os intervenientes em todas as posições da indústria. Contudo, para que estes avanços sejam bem-sucedidos a médio e longo prazos, a sustentabilidade deve atravessar todos eles”, avança a Industrias Dolz, em comunicado.

O que significa sustentabilidade para a indústria de peças de automóveis? “Deixe-nos guiá-lo através das etapas mais significativas que precisam de ser tomadas, dos padrões e dos movimentos que estamos a realizar na Industrias Dolz para garantir que fazemos a nossa parte”, desafia.

Sustentabilidade em evolução

A sustentabilidade já não é um conceito recente e tem sido necessariamente estudado e moldado para responder às necessidades dos nossos tempos. “Resumidamente, poderíamos dizer que o termo sustentabilidade define a capacidade de satisfazer as necessidades atuais sem comprometer as das gerações futuras em termos de necessidades ambientais, económicas e sociais”, explica.

“Embora tenham sido implementadas medidas tímidas nas últimas décadas, os principais intervenientes na indústria automóvel têm estado cada vez mais envolvidos no cumprimento da sua parte. À medida que as obrigações de responsabilidade evoluíram, também evoluíram a extensão e a profundidade das ações tomadas”, refere.

Na visão da Industrias Dolz, a transição para a sustentabilidade na indústria automóvel é liderada em várias frentes. “Gestão de resíduos: inclui todas as iniciativas para reciclar e alcançar economias circulares, como a redução do uso de recursos; incorporação de materiais reciclados ou recicláveis; prolongar os ciclos de vida dos produtos; iniciativas de remanufatura com produtos previamente usados”, revela.

“Redução das emissões de CO2 e de Gases com Efeito de Estufa: uma compreensão profunda de como as áreas de produção e logística estão envolvidas na produção de emissões de Gases com Efeito de Estufa levou a esforços para minimizar o seu impacto. Tal inclui medidas a vários níveis, desde as fábricas até aos processos logísticos, incluindo a otimização das rotas de transporte; utilização de energias limpas: representa um esforço adicional na descarbonização, bem como na obtenção de uma utilização eficiente dos recursos”, elenca.

Ao analisar estas e outras áreas relacionadas, embora tenham sido alcançados avanços significativos, os intervenientes da indústria automóvel ainda estão a desenvolver modelos e processos que garantem que o setor atinja 100% de sustentabilidade.

“A norma procura alcançar um equilíbrio entre sustentabilidade ambiental, produtividade económica e inovação. É concedida através de processo de auditoria realizado por órgãos oficiais terceirizados”, salienta.

Sistemas de Gestão Ambiental

 A norma ISO 14001:2015 especifica as condições para o desenvolvimento de um sistema de gestão ambiental para uma empresa que supervisiona, de forma eficaz e consistente, todas as responsabilidades potenciais nesta área dentro de uma organização”, afirma.

Check-up Media Dolz factory

Esta norma pode ser aplicada a qualquer organização que pretenda melhorar a sua gestão ambiental e responsabilidade social, atuando em áreas como a gestão de recursos e resíduos e emissões nocivas, entre outras.

14001:2004 vs 14001:2015

Atualmente, a norma apresenta três versões, sendo a primeira versão atualizada criada para melhorar o desempenho ambiental e a experiência do utilizador em 2004; a segunda, em 2015.

“Esta última, é definida por uma série de alterações introduzidas com o objetivo de alargar o âmbito da norma nas seguintes áreas: priorização da gestão ambiental estratégica; necessidade de atribuir responsabilidades específicas aos cargos de liderança; inclusão de iniciativas proativas por parte da organização para proteger os ambientes que sejam consistentes com o contexto da organização; ênfase adicional na melhoria contínua do desempenho ambiental, incluindo todos os esforços que visam a redução de emissões, efluentes e resíduos”, diz.

Mais há mais: “Foco na reflexão sobre o ciclo de vida e no tratamento ou eliminação no fim da vida; desenvolvimento de estratégias eficazes de comunicação interna e externa, permitindo mecanismos que permitam a todas as pessoas que trabalham em colaboração com a organização apresentar sugestões para melhorar a gestão das questões ambientais; necessidade de sistemas informáticos e baseados em ‘nuvem’ que documentem o sistema de gestão e todos os esforços visando a gestão ambiental”, acrescenta.

Peças mais ecológicas

“Na Industrias Dolz, apresentamos um compromisso contínuo para melhorar o nosso sistema de gestão ambiental e trabalhamos para nos tornarmos num parceiro confiável de peças de automóveis com dedicação à sustentabilidade duradoura”, esclarece.

“Como tal, demos passos importantes para melhorar os nossos esforços de sustentabilidade que confirmam a nossa evolução no sentido de nos tornarmos numa empresa com impacto positivo ao nível do ambiente, da economia e da sociedade”, frisa.

“E entre as nossas principais ações para nos tornarmos numa empresa com impacto positivo em termos ambientais, económicos e sociais estão: tratamento de águas residuais com evaporador para obtenção de água de processo e resíduos de óleo concentrado; gestão de água; compactador de aparas e recirculação de óleo lubrificante nas operações de usinagem; remoção de fonte de emissão (câmara de secagem); sistema de gestão de energia; embalagem”, destaca a Industrias Dolz.

“Assim, continuamos a desempenhar o nosso papel para garantir que a indústria automóvel se transforme numa indústria onde as práticas sustentáveis ​​sejam a norma”, conclui a empresa, no mesmo comunicado.

Mais sobre a Industrias Dolz aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Atualidade

Atualidade