powered by

Conhece os sintomas comuns de problemas na árvore de cames? A BGA revela

A árvore de cames forma parte da metade superior (cabeça do cilindro) do motor, que converte o movimento rotacional da metade inferior (cambota) em movimento de reciprocidade (linear).

A BGA, empresa do British Gaskets Group, num artigo técnico, aborda os sintomas de falha ou defeito na árvore de cames. E começa por dar conta da função e importância deste componente no funcionamento do motor.

“A árvore de cames (ou veio de excêntricos) forma parte da metade superior (cabeça do cilindro) do motor, que converte o movimento rotacional da metade inferior (cambota) em movimento de reciprocidade (linear), fazendo com que as válvulas de admissão e escape abram e fechem de forma coordenada para controlar o ciclo de combustão do motor”, afirma. E indica quais os sintomas comuns de uma falha ou defeito na árvore de cames (consultar quadro a seguir).

Barulhos bastante audíveis no motor

Quando os “lóbulos” da árvore de cames estiverem desgastados, ouvir-se-á um ruído elevado de pancadas e “tique taques “vindo da parte superior do motor. À medida que os “lóbulos” da árvore de cames se desgastam, a folga das válvulas aumentará, tornando-as mais ruidosas.

Falha de ignição no cilindro

Uma árvore de cames danificada provocará, muito provavelmente, falhas de ignição no cilindro, uma vez que as válvulas controladas pelos “lóbulos” defeituosos não abrirão e fecharão a tempo, o que evita que a mistura ar/combustível na câmara de combustão acenda corretamente, o que levará a uma ignição “pobre”.

O motor, eventualmente, perderá potência e funcionará de forma irregular, aumentando o consumo de combustível. Fumo e sons de estalos também são reações propensas a sair pelo tubo de escape.

Resíduos metálicos no óleo do motor

À medida que os “lóbulos” da árvore de cames se desgastam, os resíduos metálicos contaminam o óleo do motor. Provavelmente, não se conseguirá ver esses resíduos aquando da verificação do nível de óleo do motor, mas ele será libertado quando o óleo for drenado pelo bujão do cárter.

Sinais visíveis de danos

Algumas tampas de válvulas têm bujões de inspeção que permitem ver o que está a acontecer por baixo. Algumas árvore de cames ficam parcialmente visíveis quando a tampa do óleo é removida.

Se não encontrar nenhum sinal visível de danos ou se a tampa da válvula não tiver bujão de inspeção, caso o(s) veio(s) de excêntricos não forem visíveis através do local de enchimento de óleo, terá de remover a tampa da válvula para poder inspecionar.

Moentes com marcas

Quando tiver a árvore de cames exposta, verifique se existem moentes da árvore de cames que estejam marcados, “lóbulos” da árvore de cames desgastados ou quaisquer outros sinais de arranhões e danos para determinar em que condição está a árvore de cames e os componentes relacionados.

Explosão prematura

Os “lóbulos” da árvore de cames desgastados podem fazer com que o motor faça o chamado efeito backfire (explosão prematura). Isto acontece quando os vapores de combustível se inflamam fora da câmara de combustão (por exemplo, no coletor de admissão ou no sistema de escape) devido às válvulas não abrirem ou fecharem a tempo de manter a mistura ar/combustível dentro do cilindro na altura em que explode.

Verificar luz do motor

Falha de ignição do motor, explosão prematura ou qualquer outro problema de distribuição, regra geral, grava um código de erro na ECU (unidade de controlo do motor) do veículo como uma falha de memória que leva à verificação da luz do motor, fazendo com que esta acenda no painel de instrumentos.

E quanto às causas de falha na árvore de cames? As árvore de cames devem durar todo a vida útil do motor. No entanto, existem vários fatores que podem conduzir a uma falha prematura deste componente, como a lubrificação deficiente causada por óleo mau ou contaminado, falta de óleo devido a uma bomba de óleo defeituosa ou passagens de óleo bloqueadas.

Ainda que raras, em algumas ocasiões os construtores de veículos podem instalar motores com árvore de cames feitas a partir de materiais defeituosos ou fracos, que se desgastarão prematuramente e precisarão de ser substituídos. Já tem havido casos de recalls de motores por causa de veios de excêntricos defeituosos por parte de vários construtores.

Se for esse o caso, a árvore de cames precisa de ser reinstalada corretamente. Tal inclui lubrificar os “lóbulos” da árvore de cames e a parte inferior da face do tapete plano da cames. Alguns cames precisam apenas de óleo de motor normal antes de serem montados para garantir a lubrificação adequada durante o primeiro arranque do motor.

No entanto, outros tipos podem precisar de um lubrificante especial para ser aplicado à medida que são montados. Isto também se aplica a cames novos quando estão a ser substituídos. É importante seguir as instruções de montagem do fabricante ao instalar novas árvore de cames e componentes relacionados para evitar desgaste prematuro e outros problemas que podem conduzir à falha da árvore de cames.

 Dependendo do tipo, novas árvore de cames podem precisar de um processo de amaciamento. Se este for inadequado, pode causar desgaste prematuro da árvore de cames. Devem ser seguidas as instruções do fabricante cuidadosamente ao instalar uma nova árvore de cames.

Tudo deve estar limpo antes de instalar os novos cames. Verificar se as passagens de óleo, as perfurações e os dutos estão desobstruídos e livres de partículas poluentes garantirá que não ocorram falhas prematuras.

Em alguns casos extremos (quedas de válvulas ou falhas na cabeça do cilindro), as árvore de cames podem rachar ou partir devido a uma forte colisão com uma biela ou outros componentes da cabeça do cilindro.

Check-up Media BGA camshaft 2

E quanto à junta da cabeça queimada? Quando o líquido de refrigeração se mistura com o óleo devido a uma junta da cabeça queimada, o óleo contaminado não lubrifica adequadamente as peças móveis do motor. Tal pode resultar em danos na árvore de cames e no trem de válvulas devido ao atrito excessivo entre as peças móveis da cabeça.

Alguns motores têm árvore de cames com guias. Estas não acionam a árvore de cames ou a mantêm no lugar, mas são usadas ​​para marcar a posição correta onde a polia de distribuição ou o carreto deve estar.

As polias de distribuição ou os carretos são fixados contra a árvore de cames através de parafusos. Se estes estiverem soltos ou tiverem sido apertados fora das especificações relacionadas com o binário de aperto, podem esticar e permitir que a polia gire, resultando num motor desafinado e numa árvore de cames danificada.

E em que altura se deve substituir a árvore de cames? As árvore de cames devem durar o ciclo de vida do motor. Árvore de cames defeituosas podem levar à ocorrência de danos extensos e dispendiosos no motor, razão pela qual precisam de ser substituídas imediatamente após a identificação dos sintomas de falha.

Mais sobre a BGA aqui.

Febi BilsteinSWAG_300x150BlueprintMF Pinto Import. export peças, S.A.QF-LDA RacingEuromais peças e pneusDaycoR-M 300x150Glasurit_300x150

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Repintura

Lubrificantes