powered by

Com quanto lixo se faz um coupé 100% elétrico?

Grupo holandês de estudantes universitários aproveitou todo o tipo de resíduos para construir um coupé 100% elétrico. O projeto responde pelo simpático nome de Luca.

O Luca é o resultado da conjugação do esforço, criatividade e conhecimento de uma equipa de alunos da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda. Trata-se de um coupé 100% elétrico, com autonomia para percorrer cerca de 200 km com uma única carga de bateria. A grande particularidade é que estamos perante um modelo construído com base em vários tipos de desperdício.

No evento de apresentação do projeto, Lisa van Etten, uma das responsáveis pelo desenvolvimento do conceito, explicou que, anualmente, “são geradas 2,1 mil milhões de toneladas de resíduos”. E acrescentou, de seguida, que “parte importante desse lixo poderia ter um aproveitamento muito superior em várias áreas da indústria, nomeadamente no fabrico de automóveis”.

Previous
Next

Materiais reciclados

Para a conceção deste coupé 100% elétrico foram utilizados materiais reciclados em quase todos os componentes. Os dois bancos do Luca são revestidos por fibra de coco e plástico reciclado, a maioria garrafas PET retiradas do oceano. Na produção do chassis, carroçaria e janelas, os estudantes usaram plástico ABS e outro lixo doméstico recuperado de aterros sanitários.

Os materiais utilizados permitiram ao Luca ter um peso-pluma de 360 kg, a que se somam os 60 kg do conjunto de baterias para alimentar o motor elétrico que aciona as rodas traseiras. A velocidade máxima anunciada pelo grupo de estudantes para este coupé sem emissões poluentes é de 90 km/h.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade

artigos relacionados

Últimas

Lubrificantes

Lubrificantes