powered by

BASF e Citroën revelam inovador concept elétrico oli

Novo conceito de carro para mobilidade sustentável e acessível conta com materiais inovadores que garantem simplicidade e funcionalidade.

Não se trata do carro mais rápido ou mais luxuoso. A Citroën e a BASF revelaram o seu concept totalmente elétrico oli, um manifesto de quanto pode ser economizado reduzindo o peso e o uso de recursos.

“Este carro mostra o que pode ser alcançado quando os parceiros confiam uns nos outros e são corajosos o suficiente para trilhar novos caminhos”, explica Uta Holzenkamp, ​​presidente da Divisão Coatings, representando a equipa automóvel da BASF. “O resultado é todo um microcosmo de ideias e soluções que vai muito para além do conceito original”, sublinha o responsável.

Com velocidade limitada a 110 km/h e aceleração próxima do modelo clássico 2CV, o protótipo ganha maior autonomia e a vida útil da bateria foi, significativamente, melhorada. A abordagem minimalista abriu caminho para um design refrescante e inovador.

“Vários componentes foram radicalmente reinterpretados e construídos usando materiais num contexto diferente. Por exemplo, o encosto completo é feito de um material plástico flexível impresso em 3D (Ultrasint TPU88A). A estrutura aberta fornece fluxo de ar natural, substituindo todos os ventiladores no assento”, explica.

“Para isso, além de produzir cerca de 20 peças, foi utilizada a competência dos serviços de impressão 3D da Sculpteo em França, marca da BASF. E não se preocupe em procurar um sistema de som ou navegação, porque não encontrará um. Afinal, a maioria dos clientes tem um telefone e uma coluna de som portátil, que pode ser ligada ao painel e conectado, automaticamente, ao veículo”, explica a BASF.

Outra característica marcante é que muitos dos novos componentes são projetados e fabricados com materiais da mesma família de produtos químicos. “Componentes colados e soldados feitos de diferentes materiais são um desafio na reciclagem mecânica. Por esse motivo, os designers criaram o maior número possível de componentes a partir de um único material”, revela.

Check-up Media BASF Citroën oli 2

“Este princípio de simplicidade também foi implementado durante a produção. Com as portas do condutor e do acompanhante idênticas, economiza-se ferramentas de prensagem e reduz-se a complexidade. O mesmo se aplica a todas as cavas das rodas e para-choques. O concept oli é a prova de que a sustentabilidade e o design apelativo não são contraditórios”, sublinha.

Por outro lado, a cor da carroçaria “transmite perfeitamente o conceito do carro”, afirma. “À primeira vista, parece ser uma cor branca pura, mas foram adicionadas partículas de mica para enfatizar a forma do carro. Em contraste com o exterior, os materiais do interior – como os bancos e o piso – foram revestidos com uma cor laranja intensa”, acrescenta a BASF.

A Citroën trabalhou em estreita colaboração com a BASF durante o desenvolvimento e design. As soluções inovadoras da empresa química desempenharam um papel vital neste esforço de cocriação.

“Projetos como o desenvolvimento do concept em conjunto com a Citroën são um grande impulso no nosso caminho rumo a um futuro mais sustentável”, explica Uta Holzenkamp. “Precisamos de inovação e mentes criativas para reunir as ideias das diferentes empresas”, salienta.

Check-up Media BASF Citroën oli 3

A BASF tem procurado uma estratégia de sustentabilidade ambiciosa há anos. Alguns dos principais pilares desta estratégia incluem o projeto ChemCycling para melhorar a reciclagem química de plásticos, bem como a abordagem do balanço de biomassa, em que os recursos fósseis são substituídos por renováveis ​​na produção. Além da sua experiência em produtos e engenharia, a BASF também pôde contribuir com o seu conhecimento em design através do Creation Center.

“Foi, aqui, que o projeto nasceu”, conta Alex Horisberger, gestor de Design Industrial da BASF. “Numa visita ao estúdio criativo da Citroën, conseguimos convencer os seus designers com os nossos materiais e análises de tendências, sublinha o responsável.

“Trabalhar ao mesmo nível com os designers de interiores e exteriores da Citroën foi um destaque pessoal para mim”, enfatiza. Laurence Hansen, diretor de produto e estratégia da Citroën, vê a colaboração sob uma luz semelhante. “A colaboração com a BASF foi um fator-chave no design do oli e no desenvolvimento de um veículo elétrico o mais divertido e eficiente possível para um futuro próximo”, diz.

“O inovador carro elétrico contraria a tendência de veículos cada vez mais pesados ​​e complexos, concentrando-se em facilidade e simplicidade. Demonstra como manter o impacto ambiental no mínimo, enquanto traz de volta a diversão de um veículo elétrico funcional”, dá conta Hansen.

Soluções de materiais BASF

Muitas soluções para automóveis da BASF ajudam a implementar essa ideia: “Outro plástico de elevado desempenho da BASF pode ser encontrado nos apoios de braços traseiros e no piso interno. Infinergy, um poliuretano termoplástico expandido (TPU), também usado em ténis de corrida e pisos desportivos. É elástico como a borracha, mas mais leve, robusto e altamente resistente à abrasão”, revela a BASF.

“No oli, o material proporciona uma superfície agradável e estável nos apoios de braços e no piso. E amortece o ruído e as vibrações. Além disso, um revestimento especial é aplicado para garantir uma vida útil extra longa. O revestimento NovaCoat-P, à base de água, é ideal para proteger substratos macios contra abrasão, radiação UV, sujidades e produtos químicos. E como o piso é à prova de água, pode ser, facilmente, limpo também com água. É, aqui, que os tampões integrados feitos de Elastollan são úteis, pois podem ser removidos para drenar água e sujidade”, frisa o comunicado.

O peso do exterior do veículo também foi, consideravelmente, reduzido, ao mesmo tempo que aumentou a estabilidade e a durabilidade. “O capot, o tejadilho e a bagageira são feitos de painéis que combinam o sistema de poliuretano Elastoflex com o o sistema de tinta spray Elastocoat. Graças à estrutura em sanduíche de favo de mel, esses painéis são tão estáveis ​​que permitem que uma pessoa se coloque em pé em cima deles. Isto faz parte da funcionalidade do veículo”, diz a BASF.

E conclui: “Utilizado para revestir a carroçaria, o R-M Agilis é outro produto da BASF que proporciona maior sustentabilidade. O revestimento à base de água tem um teor muito baixo de compostos orgânicos voláteis (VOC). O eletrocoat BASF CathoGuard 800, que protege o invólucro da bateria contra corrosão, contribui para uma maior economia de recursos. Destaca-se pelo elevado desempenho e ecologicamente correto, pois é livre de estanho/HAP e com baixo teor de solventes”.

Mais sobre a BASF aqui.

R-M 875x175Glasurit 875x175
CromaxSpies HeckeGravity Paint

artigos relacionados

Últimas

Pesados

Em estrada

Atualidade