powered by

As seis inovações que marcaram a presença da Valeo no Salão de Xangai

A Valeo aproveitou a 19.ª edição do Salão Automóvel de Xangai para revelar as seis inovações que estão relacionadas com os principais desafios da mobilidade.

A redução das emissões de CO2 e a responsabilidade ambiental fazem parte do ADN da Valeo. Na qualidade de empresa pioneira na eletrificação de veículos, o fabricante francês investiu mais de 10 mil milhões de euros nesta área nos últimos 10 anos. Tudo para se tornar líder mundial.

O grupo dispõe do mais amplo portefólio de tecnologias, cobrindo todos os segmentos e utilizações, desde soluções acessíveis até sistemas mais potentes. Como a mobilidade está a atravessar uma autêntica revolução no que respeita ao modo como os veículos são movidos, as atenções estão viradas para os sistemas elétricos.

Contudo, importa ter em mente que a revolução não seria possível sem sistemas térmicos inovadores. Nesse sentido, a Valeo também é líder mundial nesta área, oferecendo todas as tecnologias certas, desde gestão térmica de bateria a sistemas de ar condicionado inteligentes.

Na edição de 2021 do Salão Automóvel de Xangai, que terminou no dia 28 de abril, a Valeo apresentou tecnologias inovadoras que eliminam o dilema de ter de escolher entre o alcance da viagem e o conforto térmico do veículo.

Todas as inovações da Valeo, incluindo as seis que foram apresentadas Salão do Automóvel de Xangai, visam alcançar uma mobilidade mais inteligente – reduzindo o seu impacto no aquecimento global – menos intensa em energia, mais segura, capaz de cuidar das pessoas e da saúde destas, além de serem muito mais facilmente partilhadas por um elevado número de pessoas, graças ao facto de serem acessíveis.

Tudo isto é resultado da estratégia de inovação da Valeo. Em 2020, 94% das vendas de equipamento de origem do grupo foi proveniente de tecnologias que reduzem as emissões de CO2 e aumentam a segurança rodoviária. E 56% dos pedidos recebidos pelo grupo, incluindo a Valeo Siemens eAutomotive, incidiu sobre tecnologias que, há três anos, não existiam.

Mais sobre a Valeo aqui.

Nova bomba de calor Valeo

Retira do ar ambiente dois terços da sua energia, limitando, assim, a necessidade de extrair energia das baterias instaladas a bordo do veículo, uma vez que recorre à utilização de um líquido de refrigeração natural.

Os veículos elétricos equipados com esta solução podem chegar até 30% mais longe a -15°C comparativamente aos equipados com sistemas de aquecimento mais convencionais.

Em 2021, um grande fabricante europeu de automóveis será pioneiro em integrar na sua nova plataforma de veículo elétrico uma opção de HVAC que utiliza tecnologia da Valeo baseada numa bomba de calor e num líquido de refrigeração natural.

Valeo FlexHeater

Nova tecnologia de aquecimento inteligente. Através de painéis radiantes escondidos sob o habitáculo, consome menos 25% de eletricidade (com quatro passageiros a bordo) e menos 50% quando o condutor viaja sozinho comparativamente aos sistemas de aquecimento tradicionais que geram fluxos de ar através da ventilação.

Sistema de transmissão elétrico

Para uma mobilidade cada vez mais limpa. O primeiro sistema de transmissão totalmente elétrico resulta da joint venture Valeo Siemens eAutomotive, sediada na China. Esta tecnologia oferece 100 kW de potência e inclui motor elétrico, inversor (o cérebro do sistema) e redutor (o equivalente à caixa de velocidades).

É projetado para veículos citadinos de pequeno e médio porte (que compõem a maioria do parque automóvel da China) e é, também, ideal para pequenos veículos que circulam nas estradas de todo o mundo. Esta solução oferece aos veículos o desempenho de que necessitam a custo razoável.

Escudo sanitário

A Valeo está a efetuar uma abordagem holística para o desafio de uma mobilidade mais segura. Nesse sentido, não desenvolve apenas sistemas de assistência à condução que dão aos condutores melhor visão e compreensão do ambiente que os rodeia – permitindo que tomem as decisões corretas no momento certo –, mas as suas soluções também oferecem aos ocupantes dos veículos um ambiente interior limpo e saudável.

No Salão de Xangai, apresentou uma série de tecnologias que transformam os veículos numa espécie de “escudo sanitário “. As inovações da Valeo detetam poluentes e protegem as pessoas de germes, alérgenos e vírus graças a um filtro altamente eficiente.

Iluminação 360°

O fabricante francês anunciou o desenvolvimento da primeira solução de iluminação 360 °. Esta tecnologia envolve o veículo numa faixa de luz que projeta indicações claras, simples e instantâneas que podem ser vistas pelos restantes utilizadores da estrada que se encontrem na proximidade, especialmente aqueles que são mais vulneráveis, como ciclistas e condutores de scooters.

Kit de mobilidade Valeo

Numa altura em que a mobilidade está a assumir novas formas e estão a aparecer novos veículos, como drones e outros pequenos robots de entrega, a Valeo lança tecnologias prontas a utilizar que podem ser integradas nos veículos sem condutor.

O Kit de Mobilidade Valeo consiste em sensores (são interpretados como “os olhos e os ouvidos do veículo”) que mais não são do que unidades de controlo eletrónico e algoritmos. As soluções de logística sem condutor beneficiam, assim, os sistemas de perceção “Plug & Play” da Valeo (operacionais a partir do momento em que são instalados).

Com estas soluções, podem ser criados novos modelos de negócio a custos acessíveis que se baseiam em tecnologias comprovadas em qualidade e fiabilidade, graças à produção em larga escala.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Expomecanica

artigos relacionados

Últimas

Pneus