powered by

AkzoNobel lança fórmulas de cores transparentes para RADAR

Fórmulas estão as ser disponibilizadas para a rede de reparadores de veículos através de uma app em “nuvem” de recuperação de cores de última geração da AkzoNobel: MIXIT.

As oficinas que realizam reparações em veículos que apresentam os mais recentes sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) integrados podem, agora, beneficiar de mais de 200 fórmulas de cores transparentes RADAR da AkzoNobel aprovadas pelos OEM, tendo sido desenvolvidas e formuladas para cumprir as especificações exigidas de cada um.

As fórmulas de cores estão as ser disponibilizadas para a rede de reparadores de veículos em todo o mundo através de uma app em “nuvem” de recuperação de cores de última geração da AkzoNobel: MIXIT.

Com os veículos de passageiros a mudar rapidamente e tecnologias como RADAR e sensores a serem introduzidas para aumentar a segurança das viaturas, as oficinas têm de adaptar os seus processos de reparação e repintura para garantir que a integridade dos dispositivos de segurança é mantida.

Para resolver esta questão, os OEM desenvolveram diretrizes de reparação de radares e sensores, contendo informações e processos de reparação para o mercado de repintura e das oficinas de colisão.

Em conjunto com os OEM, a AkzoNobel desenvolveu e testou as fórmulas de cores para dar resposta às rigorosas especificações e diretrizes de aplicação definidas por cada fabricante.

O desafio para os fabricantes de revestimentos é desenvolver fórmulas que não interfiram no desempenho do sinal RADAR, visto que mais de 60% das formulações de cores para a indústria automóvel contém, atualmente, toners metálicos, que podem, potencialmente, atenuar o sinal RADAR.

Cores sólidas, mica e tintas metalizadas têm interferência na transmissão do sinal de diferentes maneiras, assim como a espessura do revestimento e o número de camadas aplicadas; sinais de RADAR mais fracos podem tornar o veículo vulnerável e não detetar perigo potencial no seu ambiente.

George Sneddon, gestor do Programa Técnico OEM da AkzoNobel, afirma que o trabalho da AkzoNobel com os OEM trará benefícios a longo prazo para as oficinas.

“Os sinais RADAR podem ser atenuados por substâncias/camadas de revestimento ou, no pior dos casos, ser totalmente refletidos por uma camada metalizada”, disse. “Portanto, selecionar a fórmula de cor correta e aderir estritamente ao regime de reparações dos OEM é essencial para a segurança do condutor”, acrescentou.

E foi mais longe: “É, por isso, que estamos a trabalhar lado a lado com os OEM para apoiar as oficinas com o nosso conhecimento, experiência e gama de produtos para dar respostas às suas necessidades imediatas e equipá-las para que cumpram as necessidades dos veículos futuros”.

A gama completa de fórmulas transparentes RADAR da Sikkens e Lesonal pode ser acedida via MIXIT, que dá aos pintores de automóveis acesso instantâneo às fórmulas de cores necessárias para fazer as reparações na carroçaria, essenciais para a segurança futura do veículo e do condutor.

Novas fórmulas são desenvolvidas e testadas diariamente, com os seus detalhes e as suas especificações a serem atualizados, em tempo real, através da plataforma MIXIT.

Para coincidir com o lançamento e para apoiar os pintores de veículos, a AkzoNobel também lançou um pacote de formação online abrangente, que inclui módulos de e-learning em vários idiomas para cobrir informações gerais sobre RADAR e tecnologia de sensores, orientando as oficinas através do futuro processo de reparação.

Mais sobre a AkzoNobel aqui.

R-M 875x175Glasurit 875x175
identicaSpies HeckerM_rec Cromax Setembro

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Pneus

Internacional