A Stellantis e a Pony.ai, uma das empresas especialistas em tecnologia de condução autónoma, anunciaram a assinatura de um “Memorando de Entendimento” que marca o início de uma colaboração estratégica para o desenvolvimento e teste de robotáxis na Europa.
“O acordo visa acelerar a chegada de soluções de mobilidade autónoma seguras, escaláveis e competitivas, tirando partido da experiência tecnológica da Pony.ai e da posição industrial da Stellantis”, adianta o comunicado.
Condução autónoma
A iniciativa, que partirá da divisão europeia da Pony.ai, com sede no Luxemburgo, “integrará o software avançado de condução autónoma da empresa com a plataforma AV-Ready da Stellantis — uma arquitetura criada para veículos autónomos de média dimensão e propulsão elétrica (BEV)”, revela.
“A primeira fase do projeto irá centrar-se em furgões elétricos Peugeot e-Traveller, que começarão a circular em testes reais no Luxemburgo já nos próximos meses, com expansão planeada para outras cidades europeias a partir de 2026”, anuncia a Stellantis.
Esta parceria alicerça-se na liderança da Stellantis no segmento dos veículos comerciais ligeiros (VCL), através da sua unidade de negócios Pro One. O portefólio diversificado de veículos do grupo permite múltiplas aplicações, desde robotáxis compactos a versões com capacidade para até oito passageiros, garantindo soluções ajustadas às diferentes realidades urbanas europeias.

“Os veículos sem condutor têm o potencial de transformar a forma como as pessoas se deslocam nas nossas cidades, oferecendo opções mais seguras e acessíveis para as comunidades”, afirma Ned Curic, diretor de Engenharia e Tecnologia da Stellantis.
“Para concretizar esta visão, criámos as plataformas AV-Ready e estamos a estabelecer parcerias com os melhores intervenientes do setor. A Pony.ai destaca-se pela sua experiência técnica e abordagem colaborativa”, acrescenta o responsável.
Plataforma AV-Ready
Já James Peng, fundador e CEO da Pony.ai, sublinha que “a forte presença europeia e o portefólio de marcas da Stellantis fazem dela o parceiro ideal para acelerar o crescimento da nossa tecnologia no mercado europeu”.
“A plataforma AV-Ready, da Stellantis, foi concebida para suportar capacidades de condução autónoma SAE Nível 4, incorporando sistemas redundantes, compatibilidade com sensores de última geração e atualizações tecnológicas contínuas. Estas características permitem a integração completa do software da Pony.ai e asseguram a máxima fiabilidade e segurança nas operações hands-off e eyes-off”, explica a Stellantis.
Embora inicialmente centrada em veículos comerciais ligeiros, esta colaboração “abre caminho a um ecossistema mais amplo de mobilidade autónoma, com potencial para aplicações no transporte de mercadorias e passageiros em toda a Europa”, afirma. Trata-se de um passo decisivo na transformação do conceito de mobilidade urbana — mais inteligente, sustentável e sem condutor.
Mais sobre a Stellantis aqui.