Farizon SV finalista do International Van of the Year

O veículo comercial elétrico da Farizon foi nomeado para o prestigiado prémio IVOTY 2026, destacando-se pela “eficiência, segurança e inovação tecnológica”.
Check-up Media Farizon SV IVOTY 2026

O Farizon SV, veículo comercial 100% elétrico de grandes dimensões, foi nomeado finalista do prestigiado prémio International Van of the Year 2026 (IVOTY). O vencedor será anunciado no próximo dia 19 de novembro, durante a Solutrans 2025, em Lyon, França, um dos mais importantes eventos internacionais dedicados a veículos comerciais.

Eficiência e segurança

A escolha foi feita por um painel de jurados de 26 países, que avaliou os principais veículos comerciais ligeiros lançados ao longo de 2025. Entre os critérios mais valorizados, estiveram os elevados padrões de eficiência e segurança, áreas em que o Farizon SV se destacou claramente.

Para Jarlath Sweeney, presidente do júri do prémio IVOTY, esta edição reflete a transformação profunda que o setor vive: “Estamos a atravessar um período muito interessante, com novos concorrentes a entrar no mercado com ideias e segmentos inovadores, todos baseados em tecnologias livres de emissões. Estas novas marcas são muito bem-vindas e tê-las no concurso, lado a lado com nomes de referência, torna a nossa decisão final ainda mais difícil”, explica o responsável.

Por sua vez, Cook Xue, diretor-geral da Farizon Auto International Company, sublinha o significado desta nomeação para a equipa: “Há quatro anos, definimos o objetivo de desenvolver o melhor veículo comercial do mundo. Ser nomeados para o prémio IVOTY é um verdadeiro reconhecimento do trabalho de centenas de engenheiros e colegas de produção responsáveis pela Farizon SV”, diz.

Check-up Media Farizon SuperVAN rear

E acrescenta: “Em parceria com distribuidores em todo o mundo, lançámos, com sucesso, o modelo na Europa, no Golfo e na Ásia-Pacífico ao longo de 2025. Por isso, encerrar o ano com o prémio IVOTY seria extremamente gratificante. Estamos entusiasmados por conhecer o resultado em novembro”.

Soluções práticas

O Farizon SV combina tecnologia de ponta e soluções práticas no segmento dos veículos comerciais médios e grandes. “Entre as suas inovações, estão o sistema Drive by Wire, um design sem pilar B e um avançado sistema de bateria cell-to-pack. O modelo oferece uma capacidade de carga útil até 1.480 kg, volume até 13 m³ e uma plataforma de carga ultrabaixa de apenas 550 mm, estabelecendo um novo padrão de versatilidade e ergonomia”, recorda a marca, no mesmo comunicado.

O veículo está disponível num único nível, totalmente equipado com ecrã tátil central de 12”, bancos e volante aquecidos, câmara de visão 360° e sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS). Nos testes de segurança do Euro NCAP, o Farizon SV alcançou a classificação máxima de cinco estrelas.

A gama oferece baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 49, 67 ou 83 kWh, e baterias de níquel-cobalto-manganês (NCM) de 66 ou 106 kWh. Dependendo da configuração, o motor elétrico atinge 200 kW (272 cv) e 343 Nm de binário, garantindo uma autonomia máxima de 551 km (WLTP) em ciclo urbano e 398 km em ciclo combinado, com carregamento rápido entre 20 e 80% em apenas 30 minutos.

Mais sobre a Farizon aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Em estrada

Atualidade