A Axians, marca da VINCI Energies dedicada às Tecnologias de Informação e Comunicação e ao desafio da Transformação Digital, juntou-se às reflexões da Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de setembro) para destacar o contributo da inovação tecnológica na construção de cidades mais sustentáveis, inteligentes e centradas nas pessoas.
Com mais de 25 anos de experiência em soluções de bilhética e sistemas de fare collection, a Axians afirma ter vindo a liderar a digitalização da mobilidade em Portugal.
“Atualmente, pelas soluções da empresa passam mais de 900 mil viagens diárias, o que representa mais de 300 milhões viagens por ano, assegurando que milhares de cidadãos conseguem planear, pagar e viajar de forma simples, intuitiva e segura. Reforçando, assim, o papel do transporte público enquanto principal eixo da descarbonização da mobilidade”, refere o comunicado.
As soluções de mobilidade desenvolvidas pela Axians vão desde validadores contactless suportados por tecnologia EMV até funcionalidades inovadoras, como a possibilidade de adquirir títulos para vários passageiros diretamente nos equipamentos.
Inteligência e sustentabilidade
“A empresa tem investido ainda em novos paradigmas de mobilidade, como gémeos digitais para gestão preditiva das operações, soluções ‘Be-in/Be-out’ que dispensam qualquer interação do passageiro e sistemas de mobilidade integrados (MaaS), capazes de unificar diferentes operadores e meios de transporte numa experiência única”, pode ler-se.
Segundo acrescenta, “a introdução de soluções digitais e contactless nos transportes públicos tem vindo a redefinir a experiência de quem utiliza o transporte coletivo: menos filas, maior comodidade e acesso universal, incluindo para turistas e utilizadores ocasionais”.
E vai mais longe: “Ao mesmo tempo, estas soluções reforçam a atratividade do transporte público como eixo central da mobilidade urbana, contribuindo para a redução da utilização do transporte individual e para a diminuição das emissões, um dos grandes desafios de sustentabilidade das cidades”.
Luís Reis, mobility business unit general manager da Axians Portugal, dá conta que, “na Axians, acreditamos que a mobilidade é um dos pilares centrais da vida urbana e um fator crítico para a sustentabilidade das cidades”.
De acordo com o responsável, “o nosso compromisso é desenvolver soluções que, de forma invisível, mas impactante, transformem a experiência de quem viaja, tornando-a mais fluida, intuitiva e inclusiva. Trabalhamos para que cada viagem seja não apenas um trajeto, mas parte de uma cidade mais inteligente e sustentável”.
Ao longo dos últimos anos, a Axians tem investido no desenvolvimento de soluções inovadoras que permitem integrar diferentes operadores e serviços de transporte, assegurando padrões internacionais de interoperabilidade e preparando o caminho para uma mobilidade cada vez mais seamless, integrada e suportada por dados inteligentes e modelos preditivos.