O Hyundai Motor Group acaba de inaugurar a HTWO ENERGY Cheongju, a “primeira unidade integrada de produção e abastecimento de hidrogénio a partir de resíduos operada diretamente pelo grupo”, avança.
Localizada na cidade sul-coreana de Cheongju, a infraestrutura “transforma resíduos orgânicos em hidrogénio, reduzindo os custos de transporte e promovendo um modelo de produção e consumo local”.
Processo integrado
“A unidade utiliza biogás proveniente das lamas resultantes do tratamento de águas residuais, convertendo-o em hidrogénio através de um processo que integra purificação, produção, captura e valorização de carbono, compressão, armazenamento e abastecimento”, explica a Hyundai.
“A capacidade inicial é de cerca de 500 kg de hidrogénio por dia, o suficiente para abastecer, aproximadamente, 100 Hyundai NEXO ou 30 autocarros movidos a pilha de combustível”, sublinha a marca, em comunicado.
Segundo o presidente e diretor de Planeamento Corporativo do Hyundai Motor Group, Gang Hyun Seo, o “projeto demonstra como a economia circular pode transformar resíduos em energia para utilização local, contribuindo para consolidar Cheongju como referência no hidrogénio e servir de modelo para outros mercados”.
A escolha de Cheongju resulta da sua posição estratégica na Coreia do Sul e do apoio das autoridades nacionais ao desenvolvimento de infraestruturas dedicadas ao hidrogénio. Em 2025, a cidade foi integrada no projeto Hydrogen City Creation Project e destaca-se, atualmente, pela elevada adoção de veículos movidos a hidrogénio.
Além da produção e abastecimento, a HTWO ENERGY Cheongju inclui a Hydrogen Academy, um espaço dedicado à divulgação das tecnologias de hidrogénio da Hyundai e do processo de produção a partir de resíduos.
Estratégia global
A Hyundai prevê aumentar a capacidade da unidade para “cerca de duas toneladas de hidrogénio por dia até 2030, acompanhando a expansão da infraestrutura de valorização de resíduos da região”, destaca a marca.
O projeto integra a estratégia global da marca para desenvolver ecossistemas locais de hidrogénio. Além da Coreia do Sul, a Hyundai está a implementar iniciativas semelhantes na Indonésia e em Hong Kong, adaptadas às características de cada mercado.
Em Hong Kong, o hidrogénio será produzido a partir de gás de aterro para abastecer autocarros turísticos e transporte aeroportuário, enquanto na Indonésia o objetivo passa pela conversão de biogás proveniente de aterros sanitários em hidrogénio.
“A iniciativa é desenvolvida através da HTWO, plataforma dedicada ao hidrogénio do Hyundai Motor Group, que reúne soluções para toda a cadeia de valor, desde a produção até à utilização final”, remata a marca.
Mais sobre a Hyundai aqui.