A Farizon, uma das marcas de referência no setor dos veículos comerciais elétricos na China e parte do Geely Holding Group, foi, oficialmente, apresentada hoje em Portugal.
O seu lançamento acontece pela mão da Salvador Caetano Auto, um gigante da indústria automóvel nacional, que passa a assumir a distribuição da marca no nosso país. Com esta entrada, o mercado português recebe um novo protagonista na mobilidade elétrica, capaz de rivalizar com as melhores propostas do segmento.
O destaque da estreia fica reservada para a Farizon SuperVAN, um comercial ligeiro 100% elétrico que promete combinar tecnologia avançada, eficiência energética e capacidade de carga generosa. Com seis versões disponíveis, esta nova proposta destina-se a empresas e profissionais que procuram um veículo robusto, espaçoso e sustentável.
Farizon SuperVAN
De visual imponente, o Farizon SuperVAN chega a Portugal com um conjunto de características que a posicionam no topo do segmento dos comerciais elétricos. Disponível em seis versões, apresenta um comprimento de 4.990 mm a 5.995 mm, uma tara entre 2.200 kg e 2.425 kg e uma carga útil até 1.480 kg, tornando-se numa solução versátil para diferentes tipos de negócio.
Mas, segundo fez questão de sublinhar, na apresentação oficial, Luís Santos, COO da Farizon Portugal, este modelo quer “elevar” a qualidade de vida dos trabalhadores, até porque um veículo de trabalho “é o primeiro rosto de uma empresa”.

Com um design moderno e aerodinâmico – destacando-se o coeficiente de arrasto de 0,29, o mais baixo da sua categoria –, a SuperVAN aposta na praticidade. A sua porta lateral de correr sem pilar B permite uma abertura ampla entre 1.800 mm e 2.100 mm, facilitando o carregamento e a descarga de mercadorias. Já as portas traseiras, oferecem uma abertura de 180 ou 270°, dependendo da configuração escolhida.
Autonomia até 398 km
A nova Farizon SuperVAN está equipada com motores elétricos que variam entre 170 kW (231 cv) e 200 kW (272 cv), garantindo um desempenho robusto. A bateria, disponível em duas opções – LFP (49 a 82,8 kWh) ou NCM (66 a 106,35 kWh) –, permite uma autonomia que pode chegar até 398 km no ciclo WLTP.
O carregamento também foi otimizado para reduzir tempos de espera. Em corrente alternada (AC), a potência de carregamento varia entre 6,6 kW e 11 kW, demorando entre 7 e 10,5 horas para atingir os 100% de carga. Já em corrente contínua (DC), a potência máxima pode ir de 120 kW a 160 kW, permitindo repor dos 20% aos 80% da carga em apenas 30 a 40 minutos.
Tecnologia e conforto
Um dos trunfos da Farizon SuperVAN é o seu elevado nível de equipamento. No interior, o condutor encontra um ambiente moderno e tecnológico, com um painel de instrumentos digital de 7” e um ecrã tátil central de 12,3”, compatível com Apple CarPlay.
O conforto não foi esquecido, antes pelo contrário. Conta com bancos revestidos a pele sintética, aquecidos e ventilados, ar condicionado automático e volante aquecido. Além disso, a SuperVAN adota a tecnologia Drive by Wire, que melhora a experiência de condução e contribui para um desempenho mais eficiente e seguro.

Platinum do EuroNCAP
A segurança é outro dos pontos fortes da Farizon SuperVAN. Com um impressionante resultado de 85,52 pontos nos testes do EuroNCAP, a viatura recebeu a certificação Platinum, que comprova o seu elevado nível de proteção para condutores e ocupantes.
O modelo vem equipado com cerca de 30 sistemas avançados de assistência à condução, incluindo Travagem Automática de Emergência, Alerta de Colisão Dianteira, Sistema de Prevenção de Colisão em Cruzamentos, Alerta de Saída de Faixa, Cruise Control Adaptativo Inteligente, Sistema de Informação de Ângulo Morto, Assistência ao Estacionamento e Alerta de Fadiga do Condutor.
Garantia alargada
A Farizon SuperVAN chega a Portugal com uma garantia de cinco anos ou 200 mil km, enquanto a bateria conta com uma cobertura de 8 anos ou 200 mil km, garantindo tranquilidade aos clientes.
Os preços começam nos €39.592,68 (acresce IVA e despesas), tornando esta proposta competitiva face a outras opções elétricas disponíveis no mercado.
A entrada da Farizon em Portugal, através da Salvador Caetano Auto, é um marco importante na expansão da mobilidade elétrica no setor dos veículos comerciais. A marca chinesa pretende consolidar a sua presença no mercado nacional – e na Europa -, com planos para garantir representação em todo o território – incluindo Madeira e Açores – até final de 2025.
Com um portefólio sustentado pela experiência do Geely Holding Group, a Farizon Auto apresenta-se como uma referência na inovação e sustentabilidade no setor automóvel. A parceria com a Salvador Caetano Auto reforça esse compromisso, abrindo caminho para uma “nova era” no transporte comercial elétrico em Portugal.