“Ao considerar a iluminação interior e a sua importância crescente, deve ter-se em mente a tendência dominante na conceção de habitáculo: os utilizadores finais querem veículos que sejam fáceis de usar, personalizados e que forneçam informações claras e adaptadas ao seu estilo de vida. A iluminação ambiente dinâmica oferece, portanto, muitas oportunidades”, começa por explicar a Valeo, que se uniu à OSRAM para revolucionar os habitáculos.
“A utilização de LED inteligentes permite um sistema altamente controlado capaz de criar uma animação em todo o habitáculo ou numa área muito específica. Velocidade, luminância e cor podem ser geridas para cada LED com o intuito de obter um aviso ou feedback visual”, explica.
Funções múltiplas
São várias as utilizações: chamada recebida, visualização de assistente pessoal, mas, também, entradas em navegação ou sistemas ADAS. OSP, abreviação de Open System Protocol, estrutura de comunicação avançada que permite aos microcontroladores gerir uma série de LED RGB inteligentes (OSP-RGBi).
“Esses dispositivos não são apenas LED comuns. Cada OSP-RGBi inclui um IC inteligente integrando drivers, um sensor de temperatura, uma unidade de memória e uma interface de barramento serial com compatibilidade OSP. Esta integração permite aplicações de iluminação dinâmicas e animadas, melhorando a estética e a segurança do interior dos veículos”, explica a empresa, em comunicado.
A Valeo desenvolve sistemas completos de iluminação ambiente que incluem ótica, eletrónica e software. O sistema permite iluminação ambiente RGB com alta homogeneidade ótica e precisão de cores, garantindo, ao mesmo tempo, uma animação de luz suave em todo o habitáculo. “O know-how da Valeo em eletrónica e software é fundamental para alcançar um desempenho de elevada qualidade”, garante.
Acelerar processos
“A iluminação interior dinâmica não visa apenas melhorar a estética do veículo. Trata-se de inaugurar uma era de ambientes interativos e responsivos que melhoram a experiência do passageiro”, afirma Hermann Senninger, gestor de marketing de produto da ams OSRAM.
“Estamos muito impressionados com a velocidade e competência da Valeo Lighting Systems em todo o mundo. A sua equipa adaptou habilmente a tecnologia OSP-RGBi, entregando uma solução atraente ao cliente em tempo recorde – um processo que normalmente dura dois anos e é concluído em pouco menos de um”, sublinha o responsável.
“Sendo a iluminação interior um elemento-chave da experiência a bordo, as aplicações dinâmicas abrem uma ampla gama de oportunidades: desde uma forte assinatura de marca até um interior altamente personalizado, ao mesmo tempo que fornecem informações visuais sobre o estado e desempenho dos veículos”, diz Christophe Le Ligné, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento do grupo.
“Graças ao software, o sistema pode ser atualizado ao longo da vida útil do veículo para fornecer animações adicionais (novas funções, personalização). Num mercado de ritmo acelerado como a China, a ams OSRAM demonstrou o seu profissionalismo e agilidade na entrega pontual de produtos de elevado nível de qualidade para alcançar a satisfação do cliente”, reforça.
Mais sobre a Valeo aqui.