“A gestão térmica dos componentes dos veículos deverá desempenhar um papel cada vez mais importante com a disseminação da propulsão híbrida e elétrica”, avança a UFI Filters, em comunicado.
“As baterias mais comuns, hoje, baseiam a sua tecnologia em iões de lítio e funcionam de forma ideal se forem mantidas a uma temperatura entre 15°C e 35°C”, revela.
“Os dispositivos de gestão térmica têm a função essencial de manter as temperaturas dentro desta faixa, refrigerando ou aquecendo a bateria e evitando, assim, que ela perca eficiência ou represente um risco para a segurança”, esclarece a empresa.
A gestão térmica também é capaz de “captar” o calor onde este é desenvolvido num veículo (por exemplo, na transmissão) e canalizá-lo para onde for necessário, assumindo funções como o aquecimento do habitáculo sem necessidade de utilizar energia da bateria.
Negócios específicos
Consciente da importância que este setor deverá assumir num futuro próximo, a UFI Filters tem expandido, desde 2010, a sua atividade além da área dos sistemas de filtração. Por isso, criou, em 2022, uma nova unidade de negócio dedicada a sistemas de gestão térmica.
“A divisão aproveita os benefícios de trabalhar com uma equipa dedicada de pesquisa e desenvolvimento baseada no Centro de Inovação do Grupo UFI Filters, em Ala di Trento. O objetivo é conceber e implementar, rapidamente, inovações tecnológicas para a fase de mudança da indústria automóvel”, adianta a empresa.
No setor de gestão térmica, a UFI Filters atua muito ativamente na área de permutadores de calor, fornecidos como equipamento de origem para fabricantes de automóveis desde 2010, bem como bombas de calor.
“Os permutadores de calor UFI Filters são feitos de alumínio usando a técnica especial de brasagem a vácuo que resulta em componentes mais fortes, mais eficientes e mais limpos do que os sistemas tradicionais de aço. As sete linhas dedicadas de produtos de gestão térmica do Grupo UFI dão resposta às necessidades de veículos de todos os tipos”, garante, em comunicado.
Falamos de permutadores de calor para óleo de motor e transmissão (para veículos com motores de combustão interna ou híbridos), permutadores de calor para óleo de transmissão, condensadores refrigerados a líquido (adequados para veículos com motores de combustão, bem como veículos híbridos e elétricos), refrigeradores e aquecedores para líquidos de baterias, válvulas de fluxo de refrigerante (para veículos híbridos e elétricos) e permutadores de calor para eixos elétricos de veículos elétricos.
Aplicações premium
“A excelência alcançada na gestão térmica significa que a UFI Filters fornece o sistema de refrigeração do óleo de transmissão para PPE (Plataformas Elétricas Premium) da Audi e Porsche para modelos de médio a alto segmento, como o Porsche Macan EV e o Audi Q6 e-tron, incluindo versões Avant, Sportback e RS”, explica a mesma fonte.
“Existem dois coolers UFI nesses modelos, um dedicado ao motor elétrico dianteiro e outro ao motor elétrico traseiro. A sua tarefa é manter a temperatura do óleo da transmissão dentro dos valores ideais, mesmo quando é necessário elevado desempenho. Os sistemas de gestão térmica UFI são produzidos na fábrica de Opole, na Polónia”, acrescenta a empresa.
A UFI Filters também desenvolveu sistemas de gestão térmica para veículos pesados, como o permutador de calor múltiplo para óleo de transmissão desenvolvido para o camião elétrico da Daimler Truck AG, o primeiro camião com emissão zero produzido em série.
“Este módulo é composto por dois pares de permutadores de calor que operam em paralelo, montados num único corpo de alumínio. Fabricado com tecnologia de brasagem a vácuo, o módulo garante perfeita interação com o circuito de transmissão, otimizando a temperatura do óleo no circuito”, explica.
Estes são apenas alguns exemplos de aplicações dos sistemas de gestão térmica desenvolvidos pela UFI Filters para o setor automóvel. “Tecnologias inovadoras que iremos aprofundar num futuro próximo, como permutadores de calor e bombas de calor”, conclui.
Mais sobre a UFI Filters aqui.