powered by

ZF Aftermarket dá cinco dicas para um check-up profissional de inverno

Veículos precisam de estar preparados para a próxima época de inverno, mesmo que tenham pneus para todas as estações, avisa a empresa.

Muitos proprietários só pensam em preparar os seus veículos para o inverno quando o frio aperta. Mas as oficinas devem encarar os próximos meses como uma oportunidade para planear com antecedência e levar os seus clientes à oficina para uma verificação – incluindo utilizadores de pneus para todas as estações.

“Para uma condução mais segura, quando os clientes chegam para um check-up de inverno, o foco não deve ser apenas a mudança das rodas, mas a verificação de todo o veículo. As peças sobressalentes certas para o sistema de chassis – incluindo suspensão pneumática – estão disponíveis na ZF Aftermarket com as suas marcas Lemförder, Sachs, TRW e Wabco”, avança a empresa, em comunicado.

“Os sistemas de chassis de muitos automóveis de passageiros trabalharam mais do que o normal durante o verão. As viagens de férias e o reboque foram adicionadas ao uso habitual de muitos condutores e causaram um stress imenso no veículo, principalmente no sistema de suspensão”, continua.

E agora que o inverno se aproxima, trazendo consigo névoa salina e detritos das estradas, condições frias e húmidas com neve e gelo. “Por isso, a ZF Aftermarket recomenda que as oficinas de automóveis aproveitem as semanas que antecedem a chegada do inverno para convidar os seus clientes para uma verificação de inverno. Para os utilizadores de pneus sazonais, a necessidade é evidente devido à mudança das rodas, mas aqueles que os usam em todas as estações também devem receber este convite”, reforça a ZF.

Apesar da atual situação económica difícil em muitos agregados familiares, a vontade de manter o seu próprio carro seguro e adequado à finalidade continua elevada. Num inquérito recente realizado pela organização especializada alemã KÜS, 100% dos entrevistados disse que era importante que o seu carro estivesse em boas condições técnicas.

“88% repara os danos o mais rapidamente possível e 75% considera que o contacto proativo da sua oficina é bom ou mesmo muito bom”, revela a ZF, em comunicado. Para que a verificação de inverno seja um sucesso tanto para o cliente como para a oficina, os especialistas da ZF Aftermarket oferecem as seguintes cinco dicas.

Otimizar o planeamento da oficina

“Quando for necessária uma mudança de roda, ela não deve ser feita em ritmo de pit stop. Deve haver tempo para uma inspeção como parte da receção do veículo para descobrir todos os defeitos”, aconselha a ZF.

Garantir a transparência

“Caso o cliente não esteja presente durante a verificação do veículo, o responsável pela aceitação ou o técnico de mecatrónica deverá documentar os componentes do veículo que necessitam de reparação por foto ou vídeo”, explica a mesma fonte.

Amplie o diagnóstico de danos

“Ao substituir as rodas, verifique não apenas o estado dos travões, mas, também, de todos os componentes da suspensão. Molas helicoidais danificadas por lascas de pedras, por exemplo, podem corroer sob a influência do sal no inverno e partir mais tarde. Mesmo molas pneumáticas com fuga mínima podem causar danos consequenciais dispendiosos”, alerta.

Faça um teste de bateria

“Esta ação deve fazer parte de todas as verificações de inverno. Caso contrário, existe elevado risco de o cliente ficar preso nos primeiros dias frios – o que é particularmente irritante logo após uma visita à oficina”, avisa.

Comercializar e vender acessórios

“Ao marcar uma consulta (online), os clientes devem ter a opção de encomendar pacotes de acessórios sazonais; por exemplo, produtos de cuidados, correntes para neve, tapetes de borracha ou similares”, adianta a ZF.

“Com as suas marcas Lemförder, Sachs, TRW e Wabco, a ZF Aftermarket oferece uma solução completa de peças e serviços para todo o sistema de chassis. A novidade na linha é a marca Wabco com a gama de compressores de suspensão pneumática para muitos modelos de automóveis de passageiros. Esta é uma tecnologia comprovada de equipamento original que já foi instalada em milhões de veículos”, afirma a mesma fonte.

A gama TRW inclui discos, pastilhas e peças de reposição para travões de tambor, fluido de travão, tubos e todos os outros componentes de serviço de travão.

“Sob a marca Sachs, a ZF Aftermarket fornece todos os tipos de amortecedores e molas pneumáticas. A Lemförder é especialista em tecnologia de direção e chassis, com braços de controlo, hastes de acoplamento, juntas de roda e muito mais. E com o programa de fidelidade ZF [pro]Points, as oficinas podem acumular pontos em cada compra de peças de reposição ZF”, conclui a empresa.

Mais sobre a ZF aqui.

RPL Clima 875 x 175
Febi BilsteinSWAG_300x150BlueprintMF Pinto Import. export peças, S.A.Wolf m-rec outubroLogo Mewa newDaycoSparkes_mrec_01_02_2023sachs outubro m-rec

artigos relacionados

Últimas