O Grupo MAHLE será investidor estratégico e parceiro de cooperação da Sunmaxx PVT, start-up de tecnologia limpa para sistemas térmicos fotovoltaicos de modo a gerar eletricidade e calor a partir da energia solar.
As start-ups de tecnologias limpas desenvolvem soluções para proteger o clima e conservar recursos. A Sunmaxx utiliza soluções de gestão térmica altamente desenvolvidas da MAHLE para melhorar a eficiência e a viabilidade de mercado dos seus sistemas fotovoltaicos.
Na MAHLE, a start-up ganhou um conhecido e experiente parceiro do setor automóvel. A Sunmaxx PVT é a terceira participação estratégica do Grupo MAHLE, que, recentemente, agrupou o seu capital de risco e atividades de start-up corporativas numa empresa separada: MAHLE New Ventures GmbH.
“Com este investimento estratégico na Sunmaxx, estamos a abrir uma nova área de negócio para a MAHLE no mercado de energias renováveis”, disse Jumana Al-Sibai, Membro do Conselho de Administração e responsável pela Unidade de Negócios de Gestão Térmica.
“Estamos ansiosos por cooperar com a Sunmaxx, pois teremos a oportunidade de contribuir com a nossa ampla experiência em gestão térmica, que foi testada e comprovada no mercado, para um importante projeto fora do setor automóvel”, acrescentou a responsável.
A start-up, com sede em Dresden, desenvolve sistemas térmicos fotovoltaicos inovadores para gerar eletricidade e calor a partir da energia solar.
Os módulos fotovoltaicos puros utilizam apenas uma porção limitada da radiação solar, sendo a maior parte da energia perdida na forma de calor residual.
Em contraste, os módulos híbridos PVT, da Sunmaxx, permitem que esse calor seja utilizado. O calor gerado é alimentado ao ciclo de aquecimento, melhorando a eficiência das células fotovoltaicas.
Especialmente combinadas com bombas de calor, esta abordagem oferece um sistema altamente atraente para o aquecimento de casas, blocos de apartamentos e edifícios de escritórios, bem como instalações industriais e comerciais ou mesmo futuras redes completas de aquecimento urbano de baixa temperatura.
“Na Sunmaxx, pretendemos avançar com a transição de energia e aquecimento necessária de forma urgente. Na MAHLE, encontrámos um parceiro forte que contribuirá com um considerável know-how e trabalhará juntamente connosco nesta área”, disse Wilhelm Stein, fundador e diretor administrativo da Sunmaxx PVT.
“A gestão térmica da MAHLE consiste numa tecnologia comprovada e economicamente viável, que cumpre os elevados padrões da indústria automóvel e é totalmente compatível com a produção em massa. A combinação de know-how solar e automóvel alavancará o potencial para desenvolver sistemas solares altamente inovadores”, frisou.
Com este investimento, a Sunmaxx pretende acelerar o ritmo de desenvolvimento de produtos, a expansão dos canais de venda e os preparativos para o início da produção. As plantas de referência estão planeadas para o verão deste ano, com produção em série a ter início a partir de 2023.
A Sunmaxx é a mais recente adição ao portefólio da MAHLE New Ventures, que inclui, agora, três participações de capital de risco, bem como cinco start-ups corporativas internacionais.
Com o estabelecimento da MAHLE New Ventures, o grupo alemão deu mais um passo no desenvolvimento consistente da sua cultura de inovação, com o objetivo de fornecer aos players dessa área mais liberdade empresarial e maior margem de decisão.
Mais sobre a MAHLE aqui.