Uma revisão prévia do veículo para garantir, antes de arrancar para uma viagem, é fundamental. Mas os condutores teimam em não ganhar este hábito.
Um estudo recente realizado pela Europa Press revela que a maioria dos condutores não se preocupa com a manutenção preventiva dos seus automóveis. No total, 80% dos veículos com peso em circulação nestas datas festivas fá-lo-ão sem terem recebido uma revisão de manutenção anterior, conforme reflete o estudo realizado junto da rede de oficinas Speedy.
22% dos veículos que viajam durante o Natal corre o risco de sofrer um acidente
As consequências desta falta de atenção dos proprietários têm um e impacto direto nos acidentes rodoviários: “22% dos dois veículos que viajam durante o Natal correm o risco de sofrer um acidente”, diz o estudo.
Pneus negligenciados
Outro dos elementos mais importantes que afetam diretamente a segurança rodoviária são os pneus. Deste estudo emergiu uma informação relevante: até 40% dos condutores não sabe quando substituir um pneu ou mesmo como fazê-lo.
É imprescindível durante uma viagem de longa distância verificar a presença das quatro rodas, verificar se a profundidade do piso da estaca menos 1,6 milímetros e se as paredes laterais do pneu não estão excessivamente gastas. Recomenda-se ainda que correntes sejam usadas em áreas de neve e risco de gelo. Além disso, o sistema de travagem
também não deve ser esquecido: É aconselhável verificar o seu correto funcionamento e garantir que não range. Já os níveis dos fluidos devem ser verificados, principalmente, o óleo, o anticongelante e líquido do limpa para-brisas, bem como o estado das escovas.
Por fim, prestar atenção ao estado da bateria, ao ar condicionado e ao aquecimento, outros dos cuidados em falta apontados pelo estudo da Europa Press.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade