powered by

160 km de autonomia elétrica em apenas cinco minutos?

Investimento da Volvo Cars na start-up israelita StoreDot, através do Volvo Cars Tech Fund, fundo de capital de risco, vai permitir 160 km de autonomia elétrica em apenas cinco minutos.

A Volvo Cars acaba de anunciar um investimento na StoreDot, empresa israelita que desenvolve tecnologia de baterias de carregamento rápido para automóveis elétricos, através do Volvo Cars Tech Fund, o seu fundo de capital de risco.

A StoreDot encontra-se a trabalhar numa tecnologia pioneira para produzir baterias que podem carregar até 160 km de autonomia exclusivamente elétrica em apenas cinco minutos.

Este investimento dá à Volvo Cars a oportunidade de colaborar de perto com a StoreDot em novas e inovadoras tecnologias de baterias, uma vez que a marca sueca pretende tornar-se numa empresa de automóveis exclusivamente elétricos até 2030.

Já a StoreDot, pretende acelerar o tempo de comercialização da sua tecnologia e visa a produção em massa até 2024. A Volvo Cars é o primeiro fabricante de automóveis premium a investir na start-up israelita.

A colaboração entre as empresas ocorre no âmbito da joint-venture de tecnologia de baterias que a Volvo Cars estabeleceu no ano passado com a Northvolt, fabricante de baterias líder sueco. Através do seu investimento na StoreDot, a Volvo Cars garante o acesso a qualquer tecnologia resultante da colaboração.

O desenvolvimento pioneiro de baterias da StoreDot foca-se em torno de uma tecnologia única de ânodo dominante de silício e integração de software relacionado. O seu objetivo é desenvolver uma tecnologia de baterias de carregamento extremamente rápido, que se alinha estreitamente com a ambição da Volvo Cars de desenvolver automóveis elétricos com uma autonomia mais longa, carregamento mais rápido e custos mais baixos.

Check-up Media Volvo Northvolt

Recorde-se que a Volvo Cars foi o primeiro fabricante de automóveis a comprometer-se com a eletrificação total. E já fez saber que pretende comercializar apenas automóveis exclusivamente elétricos até 2030.

A joint venture com a Northvolt, anunciada no ano passado, irá concentrar-se tanto no desenvolvimento como no fabrico de células de bateria de última geração, especificamente desenvolvidas e feitas à medida para utilização em automóveis Volvo e Polestar.

Como parte do investimento de, aproximadamente, 30 mil milhões de SEK, ambas as empresas estão a estabelecer um centro conjunto de pesquisa e desenvolvimento, bem como uma fábrica de baterias na área de Gotemburgo, na Suécia.

Juntas, as instalações irão criar mais de três mil novos empregos e abrir caminho para a ambiciosa estratégia de eletrificação da Volvo Cars. Nos próximos anos, a marca sueca planeia uma nova família de automóveis exclusivamente elétricos.

A sua transição para a eletrificação total faz parte da ambição de tornar-se numa empresa neutra em termos climáticos até 2040, uma vez que trabalha para reduzir consistentemente as emissões de carbono em todo o seu negócio.

Mais sobre a Volvo aqui.

liquimoly_300x150_mMewaMF Pinto Import. export peças, S.A.são jose PneusSKFAser aftermarket AutomotiveDaycoSWAG_300x150BlueprintQF-LDA RacingChampion LubricantsWRX Wolf

artigos relacionados

Últimas

Pesados

Repintura