powered by

Pirelli apresenta pneu para carros GT e pisos molhados

Evolução do pneu para chuva Cinturato WHB, com novo design e otimizado em termos de desempenho, será utilizado nos vários campeonatos de GT.
Check-up Media Pirelli DTM

Em linha com o seu programa de desenvolvimento contínuo de produtos de automobilismo disponibilizados às equipas em todas as competições em que está envolvida, a Pirelli acaba de lançar um novo pneu para chuva dedicado aos carros GT.

“A evolução do pneu para chuva Cinturato WHB, completamente renovado em design e otimizado nas suas principais características de desempenho, será utilizado em todos os campeonatos GT em que a Pirelli estiver envolvida”, diz o fabricante italiano.

A estreia está prevista para esta temporada no campeonato DTM e ADAC GT Masters, do qual a Pirelli será a única fornecedora até 2025. A parceria começou em 2023. “O DTM é um excelente banco de testes de corrida para o novo Cinturato”, explica Matteo Braga, gestor de Atividades do Circuito.

“Na série alemã, de facto, as principais equipas e pilotos competem em pistas exigentes e em corridas de velocidade que estão sempre abertas até ao fim. O pneu renovado para chuva, assim como o pneu P Zero DHF para chuva, foi desenvolvido para dar resposta às necessidades de todos os carros GT2, GT3 e GT4 que competem em todos os campeonatos dos quais somos fornecedores”, diz.

“E aos quais será, gradualmente, alargado, de acordo com as necessidades e calendários de promotores e equipas. Nas suas diversas articulações continentais, será o próximo passo”, sublinha o responsável.

Check-up Media Pirelli DTM 2
Novos materiais

O Cinturato WHB, que completa a renovação da gama GT após o lançamento, em 2022, do pneu P Zero DHF para piso seco, apresenta um novo desenho de piso que permitiu a utilização de materiais de última geração.

“Estes novos compostos, juntamente com o aumento da rigidez do piso, melhoraram a pegada, otimizando a aderência e o aquecimento a baixas temperaturas, sem comprometer a estabilidade em condições de transição molhado-seco e a sensibilidade ao aquaplaning, que, na verdade, aumentou. Tal amplia o campo de utilização do WHB em comparação com o pneu da geração anterior”, explica a Pirelli.

A Pirelli está presente em mais de 350 campeonatos de pista e off-road e é o fabricante de pneus mais envolvido no automobilismo mundial. Na série GT, a empresa sediada em Milão é a única fornecedora e parceira tecnológica não só do DTM, como, também, do GTWC Europa, do GTWC América, do GTWC Ásia, do Intercontinental GT Challenge e das principais corridas internacionais e campeonatos nacionais.

Mais sobre a Pirelli aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Em estrada

Pneus