powered by

ZF quer tornar o estacionamento automatizado eficaz e acessível

Capacidade de processamento de até 16 TOPS, câmaras e sensores ultrassónicos permitem perceção de 360°. A ZF quer “revolucionar” estacionamentos.

A ZF acaba de apresentar a sua nova ECU de estacionamento, uma unidade de controlo eletrónico acessível e escalável que permite uma variedade de funções de estacionamento automatizado para uma ampla gama de veículos, usando câmaras e sensores ultrassónicos em tempo real. Sistema é particularmente adequado para funções de estacionamento automatizado.

“As funções de estacionamento automatizado estão entre os recursos de conforto e conveniência mais desejados pelos compradores de veículos e são particularmente valiosas em grandes áreas metropolitanas onde o estacionamento é valorizado”, afirma Martin Fischer, membro do Conselho de Administração da ZF, responsável pelo ZF Advanced Driver Assist.

“Divisão de Sistemas e Eletrónica: “Tradicionalmente encontrada apenas em veículos premium, a nova ECU de estacionamento da ZF ajuda a tornar essas funções seguras, eficazes e acessíveis para mais condutores em todo o mundo”, explica o responsável.

“Desde simplesmente tornar mais fácil encontrar um lugar de estacionamento em áreas urbanas congestionadas até funções automatizadas que estacionam o carro para o condutor, a nova ECU eliminou o stress de um dos aspetos mais frustrantes da condução”, diz a ZF, em comunicado.

“Apoiada por um System-on-Chip (SoC) que permite poder de computação de até 16 TOPS, a ECU de estacionamento utiliza fusão de dados de sensores ultrassónicos e câmaras surround 360° com base na tecnologia de visão da Calmcar, um parceiro de ecossistema da China investido pela ZF em 2019. Também oferece opções de conectividade mais amplas, consistindo em Ethernet, CAN, LVDS, DSI, tudo numa caixa compacta”, reforça.

Funções básicas

As atuais funções de estacionamento automatizado disponíveis no mercado podem ajudar os condutores, principalmente, no estacionamento paralelo. “Mas um dos destaques da nova ECU de estacionamento da ZF é a fusão de dados de câmaras surround de 360° com sensores ultrassónicos que podem detetar a profundidade de uma vaga de estacionamento, permitindo assistência tanto no estacionamento paralelo quanto no estacionamento padrão”, adianta.

“Com funções como assistência automática ao estacionamento e assistência remota ao estacionamento, a ECU traçará, manualmente, um caminho usando o Virtual Slot Parking para manobrar o carro até ao lugar com o mínimo de intervenção do condutor”, conta.

Funções premium

Além de otimizar as funções básicas de estacionamento, a nova ECU de estacionamento também oferece opções de ponta, como estacionamento memorizado automático e controlo automático.

“Estas funções são particularmente benéficas em áreas urbanas, especialmente em parques de estacionamento, uma vez que a ECU utiliza as suas câmaras e sensores para construir o mapa de uma garagem em tempo real para permitir o estacionamento ponto a ponto”, explica a empresa.

Check-up Media ZF parking ECU 2

“Ao utilizar a Localização e Mapeamento Simultâneo de Visão (VSLAM), as câmaras surround extraem informações como vagas de estacionamento, faixas e marcações, enquanto os sensores do veículo fornecem informações dinâmicas, como ângulo de direção, velocidade das rodas e taxa de viragem”.

A ZF vai ainda mais longe: “A ECU também pode armazenar informações de mapas de terceiros para ajudar no mapeamento de estacionamentos públicos em vários níveis”.

Capacidades autónomas

A arquitetura flexível e escalável da nova ECU de estacionamento permite a expansão futura das funções de condução de nível 4, bem como a compatibilidade com o Automated Park Assist (APA), o Automated Memorized Parking (AMP) e o Remote Park Assist (RPA).

“Embora estas funções estejam normalmente disponíveis em veículos de gama superior, esta ECU económica pode ser utilizada como uma ponte para sistemas mais dispendiosos, ao mesmo tempo que torna o estacionamento automatizado acessível e disponível para mais condutores”, refere.

“Na verdade, a ECU de estacionamento já está em produção na China com a Zeekr desde setembro de 2023, estando a Europa e outras regiões previstas para 2024”, sublinha a mesma fonte.

“Considerando a visão da ZF de mobilidade de próxima geração, a nova ECU de estacionamento é um excelente exemplo de como estamos a trazer uma gama mais ampla de funções ADAS avançadas para os nossos clientes e consumidores”, afirma Martin Fischer. “Como líder global em tecnologia, isso aprimora a nossa visão”, remata.

Mais sobre a ZF aqui.

Dayco

artigos relacionados

Últimas

Pesados

Repintura

Internacional