powered by

ZF LIFETEC desenvolve airbag para condução automatizada avançada

Dispositivo deflagrável da ZF permite a insuflação de airbags e proporciona maior segurança em caso de acidente, incluindo posições de assento confortáveis.
Check-up Media ZF LIFETEC

Quando a condução automatizada se tornar numa realidade, os condutores passam a ter opções flexíveis de posição dos assentos. Para proporcionar a melhor proteção possível em caso de colisão, mesmo em posições sentadas confortáveis, são necessários novos conceitos de airbag que adaptem a sua profundidade de efeito à respetiva posição sentada.

“A ZF LIFETEC desenvolveu um airbag de duplo contorno para o lado do passageiro, que pode ser insuflado em dois tamanhos diferentes, dependendo da posição do assento”, adianta a empresa. “A ZF LIFETEC está ainda a desenvolver um airbag de contorno duplo para o lado do condutor para a próxima geração de veículos parcial ou totalmente automatizados”, salienta.

A condução altamente automatizada de Nível 3 é possível em mais veículos e está a ser aprovada em vários países. Os condutores podem afastar-se do trânsito quando o sistema é ativado – desde que possam retomar o controlo do veículo a qualquer momento, se tal lhes for solicitado.

Com a condução totalmente automatizada no Nível 4, esta restrição poderá ser removida se o veículo percorrer determinados troços da rota de forma totalmente independente. Os condutores também poderão alterar a posição do assento e o ângulo do encosto para uma posição um pouco mais confortável se o sistema de controlo automatizado assumir a tarefa de conduzir.

Tanto para o lado do condutor como para o do passageiro dianteiro, a proteção dos ocupantes só é garantida na posição vertical do banco de série. “O nosso objetivo é garantir que os ocupantes em assentos confortáveis ​​também desfrutem, pelo menos, dos mesmos padrões de segurança aos quais estão acostumados na condução automatizada”, afirma Harald Lutz, responsável de desenvolvimento da ZF LIFETEC.

Check-up Media ZF LIFETEC 3
Um airbag, dois tamanhos

Os testes de colisão demonstraram que, se ocorrer uma colisão frontal enquanto os ocupantes dianteiros estiverem na posição confortável do banco – um ângulo de encosto de cerca de 40° -, a combinação clássica de cinto de segurança e airbag pode já não proporcionar a proteção ideal aos ocupantes.

Nesta posição, a distância entre o airbag insuflado e o ocupante é demasiado grande para amortecer e reter o passageiro de forma ideal. É importante observar que o ângulo de 90° do encosto até à superfície do assento é definido como 0 nesta especificação de reclinação – o que significa que a posição normal do assento é de cerca de 20°.

Tendo em vista a condução automatizada, é necessária uma solução que oferece elevado nível de segurança para ambas as posições. Esta é a ideia por detrás do airbag de duplo contorno. Simplificando: a solução consiste num airbag concebido para a posição sentada padrão, que também pode ser ampliado quando os ocupantes estão numa posição sentada confortável.

“Durante o desenvolvimento, a ZF LIFETEC utilizou a experiência adquirida com o desenvolvimento de um airbag de passageiro de duplo contorno, que estará pronto para aplicação este ano”, explica a empresa.

“O novo airbag do condutor também oferece dois estágios, que se estendem conforme a pessoa ao volante estiver na posição vertical ou confortável. A função de dois estágios pode ser regulada através de uma unidade de controlo que aciona um sistema de amarras de bolsa-almofada. Essas amarras são conectadas a uma unidade de libertação ativa, que as liberta conforme necessário”, sublinha a ZF.

Check-up Media ZF LIFETEC 4
Insuflador para volume extra

Para que o airbag do condutor de duplo contorno seja totalmente acionado, o volume de enchimento de gás deve ser aumentado. “Isto requer um gerador de gás de dois estágios, que a ZF LIFETEC desenvolveu para airbags com volumes particularmente grandes. Pode preencher os dois tamanhos de volume do airbag do condutor integrado no volante em milissegundos”, explica.

Harald Lutz ressalta que esse tipo de airbag pode “proporcionar uma adaptabilidade de profundidade de, aproximadamente, 200 mm do lado do condutor”. Ou seja, o volume máximo de insuflação total de um airbag de duplo contorno é, atualmente, alcançado no lado do passageiro e chega a 190 litros, o que é único no mercado.

“Esta é a referência absoluta nesta área”, observa Harald Lutz. E enfatiza: “A ZF LIFETEC oferece, portanto, um elevado nível de segurança e cobre todos os requisitos futuros em termos de adaptabilidade”.

Pressão de enchimento ajustada

Como o sistema de controlo do airbag está integrado na eletrónica do carro, o veículo consegue identificar em qual posição do banco o condutor está no momento da colisão e que estágio do gerador de gás precisa de ser acionado. Além dos sensores de inclinação e peso dos bancos, outros sensores, como câmaras internas, podem ser integrados ao sistema para uma avaliação mais precisa do cenário no interior.

É possível implementar uma adaptação adicional no airbag de duplo contorno. Tal permite variar a pressão de enchimento do airbag em função do tamanho, peso e estatura dos ocupantes. Se os sensores ou as câmaras interiores fornecerem as informações relevantes e detetarem uma pessoa alta e pesada atrás do volante, por exemplo, as saídas de ar podem ser abertas para modular a pressão de insuflação e, assim, otimizar a retenção do ocupante.

“Com este sistema adaptativo, que a ZF LIFETEC já disponibiliza em outros airbags e aplicações de série, a função de retenção do airbag em muitos veículos já é mais eficiente hoje, levando em conta a abordagem de ‘segurança na vida real’”, conclui Harald Lutz.

Mais sobre a ZF aqui.

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Internacional