O Xiaomi YU7 GT acaba de alcançar um marco histórico ao “completar, em modo totalmente autónomo, uma volta completa ao lendário circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha”, adianta a marca.
O veículo elétrico da Xiaomi EV “registou um tempo de 10:29,483, num teste realizado e certificado de acordo com os procedimentos oficiais de cronometragem do circuito”.
Nova categoria
“O desafio decorreu no traçado de 20,8 km, conhecido pela sua complexidade extrema, com 73 curvas, variações de aderência e cerca de 300 metros de desnível”, sublinha a marca, em comunicado.
“Sem qualquer intervenção humana, o modelo percorreu todo o circuito, gerindo, de forma autónoma, aceleração, travagem e direção em condições de elevada exigência”, afirma.
Na sequência desta conquista, o Nürburgring passou a integrar uma “nova categoria oficial dedicada à condução autónoma em veículos elétricos, sublinhando a relevância do feito no contexto da evolução tecnológica do setor automóvel”, acrescenta a mesma fonte.
Maturidade do sistema
“Este resultado reforça a maturidade do sistema de condução autónoma da Xiaomi, desenvolvido com arquitetura end-to-end e suporte de Inteligência Artificial (IA) avançada”, revela.
A marca tem vindo a “evoluir esta tecnologia desde 2024, integrando novas plataformas de software e modelos de aprendizagem capazes de interpretar ambientes complexos em tempo real”, diz.
O ensaio no Nordschleife permitiu “recolher dados relevantes em condições extremas, contribuindo para o aperfeiçoamento contínuo dos sistemas de controlo e segurança”, explica a marca.
A Xiaomi EV sublinha que o “objetivo passa por acelerar o desenvolvimento de soluções de mobilidade inteligente, combinando engenharia, dados e IA para criar sistemas cada vez mais precisos e seguros em estrada”.
Mais sobre a Xiaomi aqui.