powered by

Volvo Cars é o primeiro fabricante a aderir à SteelZero

É o primeiro construtor a aderir à iniciativa que apela à utilização de aço sem recurso a combustíveis fósseis. Até 2050, todo o aço que a empresa fornecer deverá ser do tipo “aço zero”.

A Volvo Cars reforça a sua determinação no combate às alterações climáticas ao tornar-se no primeiro construtor automóvel a aderir à SteelZero. Esta iniciativa visa aumentar a procura de aço sem recurso a combustíveis fósseis, acelerando a transição para a neutralidade de carbono na indústria siderúrgica global.

Ao aderir à SteelZero, a Volvo Cars compromete-se com o cumprimento de rigorosos requisitos para a utilização de aço. Até 2050, todo o aço que a empresa fornecer deverá ser do tipo “aço zero”, que está de acordo com a ambição de tornar-se ambientalmente neutra até 2040.

A produção de aço é uma importante fonte de emissões de CO2 para a indústria automóvel, representando, em média, 33% de todas as emissões relacionadas com a produção de um novo automóvel Volvo em 2021. A indústria siderúrgica global é responsável por cerca de 7% das emissões diretas globais de carbono.

A SteelZero foi lançada pelo Climate Group em parceria com a ResponsibleSteel, um organismo de normalização e certificação da indústria siderúrgica ao qual a Volvo Cars também se irá juntar.

Através do ResponsibleSteel, a Volvo Cars ganhará acesso a informação fiável, verificada e auditada por terceiros sobre a sua cadeia de fornecimento de aço e credenciais de sustentabilidade relevantes, ajudando a garantir que provém de fontes responsáveis.

Além das reduções de CO2, o ResponsibleSteel também se concentra em outras questões importantes na cadeia de fornecimento de aço, como os direitos humanos e laborais, o envolvimento com as comunidades locais, o uso da água e o impacto na biodiversidade.

A assinatura da SteelZero é apenas a mais recente iniciativa da Volvo Cars para abordar uma das fontes mais intensivas de emissões de CO2 da indústria automóvel. Recorde-se que, no ano passado, a Volvo Cars anunciou uma colaboração com a fabricante sueca de aço SSAB para explorar, de forma conjunta, o desenvolvimento de aço sem fósseis e de alta qualidade para utilização na indústria automóvel através da iniciativa HYBRIT, sendo o primeiro construtor automóvel a trabalhar com ambas.

Check-up Media Volvo genuine parts

O HYBRIT pretende conseguir substituir o carvão fóssil, usado tradicionalmente na produção de aço à base de minério de ferro, por eletricidade e hidrogénio. Pretende-se que o resultado seja obter a primeira tecnologia de produção de aço sem recurso a combustíveis fósseis do mundo, com pegada de carbono praticamente nula.

A Volvo Cars quer ser uma empresa com impacto climático neutro em 2040. Para isso, construiu um plano ambiental, que é dos mais ambiciosos de toda a indústria. Em 2030, a empresa pretende apenas comercializar automóveis 100% elétricos e irá apresentar uma nova gama destes modelos nos próximos anos.

Os planos de eletrificação da empresa pretendem reduzir entre os anos de 2018 e 2025 a pegada de carbono do ciclo de vida de cada automóvel em 40%, incluindo redução das emissões de carbono na sua cadeia de valor em 25%.

Ao nível das suas próprias operações produtivas, a Volvo Cars pretende atingir o impacto climático neutro já em 2025. Todas as fábricas europeias da marca já operam a 100% com eletricidade limpa, enquanto a fábrica de Torslanda, na Suécia, é já totalmente neutra. As fábricas de Chengdu e de Daqing, na China, também já estão a operar com eletricidade neutra.

Em 2021, a Volvo Cars introduziu um inovador sistema interno de preços de carbono ao instituir 1.000 coroas suecas por cada tonelada de carbono emitida ao longo das suas operações, tendo sido o primeiro fabricante a introduzir tal mecanismo.

Mais sobre a Volvo aqui.

liquimoly_300x150_mMewaMF Pinto Import. export peças, S.A.são jose PneusAutozitânia BragalisAser aftermarket Automotive
QF-LDA RacingStratioDayco

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Atualidade

Atualidade