powered by

Veículos e casas a falar a mesma língua? Renault associa-se à Otodo

Grupo Renault quer ver veículos e casas a falarem uma mesma língua interativa, automática e segura. Para isso, associou-se à Otodo, empresa especialista em habitações inteligentes.

Automóveis e habitações a comunicarem entre si? Os avanços tecnológicos nesta ligação têm sido constantes, nos últimos anos, mas o Grupo Renault quer ter uma palavra a dizer nesta relação dinâmica. Para isso, recorreu a uma parceria estratégica com a Otodo, empresa especializada na conectividade de casas inteligentes.

O objetivo é disponibilizar este serviço em todos os modelos da marca francesa equipados com Easy Link. A solução de conectividade permite ao Grupo Renault introduzir a possibilidade do utilizador, com recurso a um smartphone, dar instruções para o automóvel, como preparar ou partilhar um percurso.

Dois cenários

“Os utilizadores poderão controlar os seus utensílios domésticos conectados, diretamente do painel de bordo do seu automóvel”, explicou a marca. Além disso, o sistema é configurável através de uma aplicação de smartphone, bastando aos utilizadores selecionarem os objetos conectados que pretendem incluir e as instruções associadas a cada um deles.

O cenário “Saída de Casa”, por exemplo, coloca a habitação a “dormir” (mudando o termóstato para o modo de poupança de energia, fechando os estores e desligando as luzes). Já o cenário “Chegar a Casa”, ativa todos os sistemas, com os utilizadores a decidir quando são eles ativados, em função da distância entre o seu automóvel e a casa.

O sistema conectado é uma solução all-in-one. Os utilizadores precisam apenas de dar o “ok” no ecrã tátil do seu automóvel para ativar um dos cenários, enviando toda a informação relevante para os objetos conectados em casa, de forma automática e em simultâneo.

Experiência pioneira

Jean-François Labal, Marketing & Partnership Head for Connected Cars & Services do Grupo Renault, considera a solução revolucionária. “Os automóveis precisam de entrar na nossa vida digital. Com este serviço, estamos a oferecer aos clientes uma experiência pioneira e um sistema completamente seguro para ligar os seus objetos domésticos conectados ao seu automóvel”, frisou.

Já Eric Denoyer, CEO da Otodo, sublinhou a forma como o sistema poderá organizar a vida de todos… a partir do veículo. “A nossa plataforma permitiu ao Grupo Renault a criação de uma ligação simples e universal entre os automóveis e as casas inteligentes. Brevemente, todos poderão usar esta plataforma para organizar a sua vida a partir do seu automóvel”.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade

artigos relacionados

Últimas

Pneus